sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/03/2020 | 17:48

Balneário Piçarras: Saúde reforça importância de isolamento na tentativa de controle do Coronavírus

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras faz um apelo à sociedade. Pautada nas medidas para o controle e prevenção à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a solicitação é para que a população procure os serviços municipais de saúde somente em casos de extrema necessidade. O foco é evitar aglomerações que favorecem a transmissão em um possível caso positivo para a doença.

“Enfrentamos uma situação de pandemia mundial e que requerer uma série de medidas preventivas. Entre elas, está justamente evitar grandes aglomerações. Hoje, a principalmente recomendação dos órgãos de saúde de todo o mundo é para que a população dê prioridade para ficar em sua residência”, solicita a secretária, Regiane Basse. As Unidades Básicas de Saúde e o Pronto Atendimento 24h estão de prontidão para a população.

Contudo, a Secretaria de Saúde frisa que a população procure os serviços apenas em casos de urgência ou emergência. As Unidades Básicas de Saúde podem ser procuradas nas situações de agravamento dos sintomas típicos do Covid-19: febre, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo. “A depender da situação, o encaminhamento é feito ao P.A 24h”, detalha Regiane.

Não há um prazo para que a situação mundial se normalize. Por conta isso, as medidas preventivas têm ganhado vigor em todos os setores da iniciativa privada e pública. “Todas elas caminham para que as pessoas se isolem em suas casas. Essa é a principal forma de quebrar a cadeia de contágio. Além disso, a higiene pessoal (uso de álcool em gel 70% para limpeza constante das mãos) é essencial nessa tentativa de controle”, finalizou Regiane.

OUTRA MEDIDAS NOS SERVIÇOS DA SAÚDE

Outras medidas foram tomadas pela Secretaria – todas seguindo os critérios da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado. O Centro Integrado de Reabilitação (CIR) está com suas atividades parcialmente suspensas. Estão mantidas apenas os atendimentos pós-operatórios e de fraturas, e em atendimentos individualizados.

O Laboratório Municipal também tem seu fluxo de trabalho mudado: realizará apenas a coleta e análise de casos de emergência e urgência. O Raio-X do P.A 24h só será utilizado em situações de emergência. Já os exames de mamografia estão suspensos temporariamente.

A Farmácia Municipal também adotará medidas a compelir o grande número em um mesmo período para retirada de medicamentes. Será adotado um sistema de limitação de espaços, senhas de atendimento e também a ampliação de funcionários – para agilizar o processo de entrega da medicação. Há também a possibilidade de retirada gratuita de medicamentos nas Farmácias Populares (veja lista abaixo). Os pacientes da zona rural receberão a medicação em casa.

As consultas médicas de especialistas também estão limitadas. A Secretaria de Saúde manteve a Cardiologia, Ortopedia e Obstetrícia. Por fim, as consultas com dentistas serão realizadas apenas em casos de emergência.

 

VEJA OS MEDICAMENTOS GRATUITOS NAS FARMÁCIAS POPULARES

- Brometo de Ipratrópio 0,25mg

- Dipropionato de Beclometasona (200mcg)

- Dipropionato de Beclometasona (250mcg)

- Dipropionato de Beclometasona (50mcg)

- Sulfato de Salbutamol (100mcg)

- Cloridrato de Metformina (500mg)

- Cloridrato de Metformina (500mg) – ação prolongada

- Cloridrato de Metformina (850mg)

- Glibenclamida (5mg)

- Insulina humana (100UI/ML)

- Insulina humana regular (100UI/ML)

- Atenolol (25mg)

- Captopril (25mg)

- Cloridrato de Propranolol (40mg)

- Hidroclorotiazida (25mg)

- Losartana Potássica (50mg)

- Maleato de enalapril (10mg)


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS