sábado, 20 de abril de 2024
Geral
19/02/2020 | 09:07

Circuito Ocean movimentou litoral catarinense no final de semana

A natação é o terceiro esporte mais praticado no País, de acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério do Esporte. E em Santa Catarina uma modalidade que vem crescendo é o de natação em águas abertas. Prova disso foram os 160 atletas que lotaram a orla da Praia de Cabeçudas, em Itajaí, nos último final de semana (15/02 e 16/02).

 

Nadadores amadores do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e dos mais variados cantos do Estado participaram em peso da quarta etapa do Circuito Ocean, que teve como grandes vencedores: Ariane Aparecida Ciqueira e Lucas Davesac, no trecho de 3.000m, sendo que ele também levou a melhor na prova de 1.500m ao lado de Linda Torres. Já Hariel Mohamed e Marcela de Britto foram os primeiros na bateria de 750m e Arthur de Borba Schroeder ganhou a prova de 200m.

 

A programação contou ainda com ação ambiental coordenada pelo Instituto Itajaí Sustentável, com a entrega de sacolas para lixo e 100 mudas de plantas na praia, e o Talk Vida Salgada comandado pelos nadadores Lucas Davesac, de 14 anos campeão brasileiro de Maratonas Aquáticas, e Dagoberto Castoldi, de 43 anos que começou a nadar a menos de dois anos e já fechou 2019 com 20 travessias no currículo. Em um bate-papo descontraído, os atletas contaram um pouco da sua história e da importância que a natação tem na vida deles.

 

A última etapa do Circuito já tem data marcada: 21 de março, em Florianópolis. Esta disputa encerra o primeiro ano de competição e gera automaticamente o ranking geral, com destaque para os melhores desempenhos. O objetivo do evento é promover a integração de crianças, jovens e adultos, sempre estimulando o hábito da prática esportiva, vida saudável e da preservação ambiental.

 

“Mais que atrair novos atletas, o desafio de nadar fora das piscinas tem conquistado o público pela energia da natureza e a liberdade do ambiente. A adrenalina das competições e o clima de confraternização também são fatores que motivam a migração de águas, que oferecem o ambiente ideal para superação individual, amizade e, principalmente, integração entre os atletas e familiares”, explica Philippe dos Anjos, diretor da PDA Esportes, promotora do evento.

 

A Etapa 4/5 do Circuito Ocean | Natação em Águas Abertas foi oferecida pela Cais do Atlântico e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Associação dos Moradores de Cabeçudas, Instituto Itajaí Sustentável, Amor Pela Natação, AR Sport Wear, Cabrera Náutica, Cardinal Contabilidade, Easy Fruit Company, Faculdade Fatenp, FishEye Photografy, Meu Copo Eco e Pantai Sports. Mais informações sobre o evento acesse www.pdaesportes.com.br.

 

Diferencial da modalidade

 

Nadar em águas abertas requer muita disciplina e atenção à saúde do atleta. Habilidades como força e resistência são essenciais, principalmente pela necessidade de cumprir o percurso de uma só vez. Mesmo que o atleta pare um pouco para descansar, ele precisa se manter sempre em ação para não afundar. Pelas constantes marolas e ondulações é preciso usar técnicas de braçada e respiração diferentes das aplicadas na piscina. E ter um bom senso de localização é importantíssimo, assim como definir alguns pontos de referência em terra antes de cair na água.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS