sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/02/2020 | 10:38

Município de Itajaí realiza reunião de planejamento com associação de cervejeiros artesanais

As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Eventos realizaram, na tarde desta quinta-feira (13), a primeira reunião do ano de 2020 com proprietários de cervejas artesanais do município de Itajaí e representantes da Associação dos Profissionais de Cervejas Artesanais da Costa Verde & Mar (Aprocerva). No encontro, foi apresentado o planejamento dos eventos que terão a participação das cervejarias artesanais, segmento que tem apresentado um grande crescimento na cidade.

Nos últimos anos, o Município de Itajaí tem atuado como parceiro na promoção de ações e eventos de divulgação e valorização da cultura cervejeira. Para este ano, já estão definidos alguns festivais de cervejas artesanais, que vão acontecer no Centreventos, como o Santa Catarina Beer Fest, Rock’n Beer, Beer House e a própria Marejada, a maior festa do pescado do país, que acontece no mês de outubro.

“Itajaí é uma das únicas cidades de Santa Catarina que está desenvolvendo e executando um trabalho conjunto com as cervejarias artesanais. E esta parceria tem sido extremamente positiva, como vimos na última Marejada, quando os moradores e turistas tiveram a oportunidade de conhecer e de experimentar as nossas cervejas artesanais”, comenta Evandro Neiva, secretário de Turismo e Eventos.

Em Itajaí, as nove cervejarias artesanais contam com um portfólio de mais de 70 rótulos e integram um circuito de microcervejarias de alta qualidade instalado no Vale do Itajaí, muitas delas de patamar internacional. No município há, inclusive, um programa de incentivo ao desenvolvimento de microcervejarias e brewpubs (Lei nº 140/2018), que objetiva valorizar e estimular a produção de cerveja artesanal, além de promover o turismo, o comércio e a cultura cervejeira no município.

“Esse é um mercado que cresce a cada ano, com excelentes rótulos na nossa cidade. Tivemos bons resultados com a participação das cervejarias locais em eventos de repercussão nacional e estamos cada vez mais próximos desses fabricantes, no auxílio para o fomento dessa importante atividade econômica", comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

Segundo a Secretaria de Turismo e Eventos, a cada dia se faz mais necessário trazer para a fase de planejamento não apenas o olhar institucional, mas também a participação de associações e representantes da rede hoteleira, da gastronomia, dos serviços de entretenimento e de vários profissionais, como taxistas, por exemplo, além das empresas locais ligadas ao turismo da cidade. “Hoje o nosso calendário de eventos tem sido muito mais profissional e colaborativo”, pontua Neiva.

“Tem sido muito produtiva nossa parceria com o Município de Itajaí, trazendo as cervejarias para dentro do calendário de eventos da cidade. No ano passado, começamos muito bem, com o Festival de Botecos, em janeiro, e a perspectiva para este ano também é muito boa, pois os eventos só vêm melhorando em público e em visibilidade, para atrairmos novos consumidores para as nossas bebidas”, destaca Jorge Toffolo, presidente da Aprocerva.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS