quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/02/2020 | 09:54

Semasa investirá R$ 6 milhões na instalação de nova estação de tratamento de água

O Semasa publicou edital de concorrência pública para contratação de empresa especializada em fornecimento, instalação e operação assistida de uma estação de tratamento de água compacta. A estrutura terá capacidade para produção de 200 litros de água tratada por segundo e será montada nas margens do rio Itajaí-Mirim, no bairro São Roque, local em que é feita a captação de água. A área total a ser disponibilizada é de 1400m², com previsão de tanque de reservação com capacidade mínima de 100m³. A obra exige licenciamento ambiental.

Itajaí possui duas estações de tratamento, uma delas é a ETA São Roque, que tem capacidade para tratar até mil litros por segundo. Na Canhanduba, está instalada a ETA Arapongas, com capacidade de produção de até 120 litros por segundo. Conforme o engenheiro civil do Semasa, Thiago Henrique Thomas, com a nova estrutura, a ETA Arapongas será desativada. “A construção tem mais de 50 anos, está bastante deteriorada e uma reforma torna-se inviável financeiramente. Outro fator é que a ETA Arapongas está localizada em um morro e isso gera gasto muito alto com energia elétrica”, explica.

Já o diretor geral do Semasa, Osvaldo Gern, aponta ainda outro motivo para a contratação de uma nova ETA, que é a segurança nas operações de fornecimento de água. “Com mais capacidade no sistema de tratamento, será possível realizar manobras na ETA São Roque. Precisamos reformar os dois módulos e isso só será possível se tivermos uma capacidade extra, garantida pela nova ETA”, afirma.

O investimento a ser feito pelo Semasa na instalação da estação é de R$ 6,2 milhões, com prazo de execução de 300 dias, a partir da assinatura do contrato.  A estrutura será do tipo modular, que exige menor tempo de implantação, contará com tanques de distribuição, coagulação, floculação, decantação, filtração, contato e reservação. O contrato prevê desde a base e fundação, sistemas elétricos e de comando, equipamentos, treinamento de operadores e manual de operação.

O edital está disponível no site www.semasaitajai.com.br para qualquer empresa interessada em participar do processo licitatório. As propostas deverão ser apresentadas no dia 30 de março. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS