quarta, 17 de abril de 2024
Geral
07/02/2020 | 11:35

Livro auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo

As egressas Mayara Cristine Schmitz, Maria Caroline de Souza e Paula Bressan Doneda, e a professora Sueli Terezinha Bobato, do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), lançaram, neste ano, o livro “Como você está se sentindo hoje?: Recurso lúdico na revelação diagnóstica de doença inflamatória intestinal", pela editora Imagine Publicações, de Fortaleza (CE).

A obra foi construída com a orientação da professora Sueli, no período em que as egressas faziam estágio no Ambulatório Interdisciplinar de Doença Inflamatória Intestinal da Universidade, localizado no Campus Itajaí. O trabalho tem o objetivo de conscientizar a criança e o adolescente, além de auxiliar psicoterapeutas na revelação diagnóstica das doenças, conforme explica Mayara: “Este recurso ajuda no processo de psicodiagnóstico e intervenções psicoeducativas dos jovens com doenças inflamatórias intestinais. Assim como também pode ser útil aos pais e profissionais da educação interessados em compreender os significados dados pela criança à sua condição clínica".

 “Como você está se sentindo hoje?" é uma obra em formato híbrido e vem acompanhada de um caderno de atividades, também disponível na versão online para impressão. O livro pode ser adquirido pelo site da editora ou diretamente com as autoras pelo e-mail: mayaraschimitz@ymail.com.

Sobre o Ambulatório

É um projeto de ensino, pesquisa e extensão permanente, que surgiu em 2011 a partir de uma parceria entre os cursos de Medicina, Nutrição e Psicologia, da Escola de Ciências da Saúde, e a Unidade de Saúde Familiar e Comunitária - USFC da Univali. Consiste no trabalho de assistência multidisciplinar e interdisciplinar à saúde da população acometida por doenças inflamatórias intestinais (DII).

As DII representam um grupo de enfermidades que acometem o trato gastrointestinal. Elas caracterizam-se por processos inflamatórios crônicos, com episódios agudos imprevisíveis, compostos por períodos de remissão e exacerbação. As duas doenças mais comuns enquadradas neste grupo são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Como são doenças com resposta terapêutica variável, repercussões sistêmicas, psicológicas e sociais, a abordagem é complexa e envolve diversos profissionais da saúde. Por isso, a Univali criou o Ambulatório Interdisciplinar de DII que atende a população acometida por essas doenças, dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS