quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/01/2020 | 16:47

Desafio Highline coloca atletas para atravessar ilhas à 35 metros de altura em Balneário Piçarras

No dia 16 de fevereiro a adrenalina tomará conta de Balneário Piçarras. A partir das 10h será realizada a única travessia entre ilhas em alto mar do Brasil, com o Highline. Serão 10 atletas profissionais de toda a região, incluindo homens e mulheres, desafiados a atravessarem uma fita de 80 metros de comprimento, a 35 metros de altura.

 

O espetáculo é aberto a toda comunidade. Como as Ilhas ficam a uma certa distância da costa, será preciso ir até o local de barco, podendo ser próprio, alugado. Outra opção é a escuna Vó Nica que fará a saída às 9h30 para um passeio até a ilha feia e depois segue para as Ilhas Itacolomi, o valor é de R$45 por pessoa.

 

Nesta segunda edição, a equipe conta com um maior número de atletas, totalizando 10 esportistas participantes. Outra novidade deste ano é participação de 4 atletas femininas na travessia. Na equipe estão entusiastas do slackline e atletas profissionais que irão apresentar um grande espetáculo de adrenalina e equilíbrio.

 

No dia que precede o evento, os atletas farão uma visita as ilhas para a ambientação antes do evento e para realizar a coleta de lixos presentes no local. “Não existe ‘fora’, tudo o que consumimos irá parar em algum lugar. Então devemos ter mais cuidado com o que consumimos e descarta-los da forma correta”, conta o atleta piçarrense, Henrique Pereira.

 

O que é highline?

 

Conseguir se equilibrar em uma fita presa pelas pontas há muitos metros de altura do chão é basicamente o resumo do que é o highline. A modalidade é uma versão do slackline (linha folgada) que surgiu por volta da década de 1980, quando um escalador que estava acampado no Parque Yosemite nos Estados Unidos, esperando por uma janela climática, resolveu andar sob uma das cercas de correntes do parque.

 

Percebendo o potencial, resolveu esticar suas fitas entre duas árvores para praticar melhor. A brincadeira fez sucesso entre os escaladores e o parque passou a utiliza a modalidade como exercício para concentração e equilíbrio. Logo alguns dos atletas resolveram levar a fita para o topo de uma montanha para praticar a centenas de metros do chão, nascendo o highline (linha alta).

 

Fotos: Maurício Martins Pereira


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS