sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/01/2020 | 08:55

Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí será fechado no dia 30 para a terceira manobra especial na nova Bacia de Evolução

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da terceira Manobra Especial com o navio “MSC AZOV” de 299,9 metros de comprimento por 48,2 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

A manobra especial acontecerá nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro de 2020, a partir de 10:00 horas até o meio dia. O horário compreendido para esta ação ficou programado em três horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer a partir de 10 horas até meio dia. Em caso de mal tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.

Para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

O navio “MSC AZOV” (Malta), pertence ao Armador MSC. Vindo do Porto de Paranaguá (PR), sua atracação ocorrerá ainda nesta quarta-feira, 29, às 18:30, no berço 02 da Portonave, de onde tem sua desatracação prevista para ocorrer às 10 horas desta quinta, 30. A embarcação será rebocada e seguirá de ré até a área da bacia, dando sequência para o giro de 180º da manobra e posteriormente encerrando toda a atividade. Após o término da manobra seguirá seu trajeto marítimo para o Porto de Santos (SP).

Ao desatracar do berço 02 da Portonave, a partir de 10:00 horas, acredita-se que todo a duração desta terceira manobra ocorra em até 1h40 minutos.

Para dar toda a segurança de navegação, com a ação da manobra, o canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí ficará interditado num horário compreendido de até 03 horas, devido ao período de Preamar (maré alta). Após sua desatracação, a embarcação partirá de ré, com seus motores em níveis mínimos de potência, na sequência, assim que a proa do navio passar pela estação do ferry boat, suas travessias serão liberadas imediatamente e assim suas atividades estarão aptas para voltarem ao normal.

Após este teste, estão previstas mais quatro manobras especiais com datas ainda a serem divulgadas, em que navios de até 306 metros estarão realizando as manobras na nova Bacia de Evolução. Todas as operações serão estão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS