terça, 16 de abril de 2024
Geral
29/01/2020 | 14:28

Atendimento estendido nas unidades de saúde de Camboriú

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), continua realizando diversas ações alusivas ao Janeiro Branco. Nesta quarta-feira, dia 29, é a vez da Unidade Básicas de Saúde (UBSs) do Areias atender em horário estendido, até às 21h. Amanhã, dia 30 será a vez da unidade do CAIC atender até às 21h. 

Durante todo o mês as equipes do NASF e CAPS estão percorrendo as unidades de saúde do município, inclusive nos dias de horários estendidos, para levar a reflexão de o quanto os cuidados com a saúde mental são necessários e devem ser cativados durante todos os meses do ano. Equipes multidisciplinares, que contam com profissionais como: psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermagem, entre outros, estão realizando salas de espera de todas as UBSs de Camboriú. A ação consiste em realizações de palestras, bate papos, roda de conversas e distribuição de folders para quem aguarda por atendimento. 
 
A psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, lembra que algumas ações simples podem auxiliar nos cuidados com a saúde mental e prevenir o adoecimento, como por exemplo, alimentação saudável, atividades físicas, respeito aos limites do corpo e mente, evitar uso de drogas ou consumo abusivo de álcool, estar próximo de quem se gosta, dormir bem, permita-se ao lazer, estar aberto a aprender algo novo, buscar autoconhecimento e dizer não ao preconceito e violência também contribuem com a saúde mental.
 
Caminhada da saúde
Toda a comunidade está convidada a participar da caminhada de conscientização da Saúde Mental para alertar sobre a importância dessa reflexão. A caminhada sé nesta quinta-feira, dia 30, às 16hs, saindo da Secretaria de Saúde, na Policlínica até a Praça das Figueiras.
Janeiro Branco
O mês foi criado para lembrar e alertar as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental, por isso, o objetivo é que todas as ações façam realizadas façam refletir sobre a importância dos cuidados consigo e com os que estão ao seu redor. 
 
CAPS
O CAPS é o setor especializado que cuida da saúde mental de moradores de Camboriú, com transtornos graves e persistentes. Os funcionários estão à disposição para orientar e atender os pacientes com dúvidas e queixas psíquicas. Lembrando que todas as pessoas que possuam sentimentos de que precisam de ajuda devem se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, para que assim seja dado todos os encaminhamentos necessário diante da situação. 
 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS