quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/01/2020 | 11:01

Cultura confirma Festival de Teatro para abril em Balneário Piçarras

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Balneário Piçarras confirmou a realização da 8ª edição do Festival de Teatro da cidade. O Festival deve acontecer de 14 a 18 de abril, com apresentação de ao menos dez peças teatrais gratuitas para a população. A escolha das peças é feita por edital, a partir da inscrição das companhias teatrais.

 

Diferente dos outros anos, em 2020 o Festival de Teatro abrirá a possibilidade de inscrição de companhias de todo o Brasil. “Vamos ampliar o edital de escolha das companhias teatrais e proporcionar peças de nível nacional gratuitamente para continuar impulsionando o teatro em nossa cidade”, frisou a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Silvana Maria Rebello Pereira.

 

Além do cachê, que está sendo avaliado o valor, os atores também recebem hospedagem e alimentação na cidade. A etapa atual é a de construção do edital que seleciona avaliadores para as peças que irão se apresentar na cidade. “Nós abrimos edital público para a escolha de curadores do festival e avaliadores que irão pontuar as melhores peças teatrais, que também são escolhidas em edital público”, explicou Silvana.

 

O Festival de Teatro de Balneário Piçarras tem uma metodologia própria, com cinco dias de apresentações gratuitas ao longo dos dias, divididas em vários lugares da cidade, como forma de fomento à arte. O Festival também é organizado pela Câmara Setorial de Teatro, que possui participação de atores e atrizes locais.

 

Fortalecimento das companhias locais
O Festival de Teatro também prevê uma cota específica para companhias de Balneário Piçarras. “Reservamos vagas específicas para grupos de Balneário Piçarras. Precisamos incentivar o teatro não apenas como espectadores, mas também como forma de arte, de expressão e, que sabe, do surgimento de artistas locais”, pontuou a Presidente da FMC.

 

Festival é um resgate cultural
As duas primeiras edições do Festival de Teatro, aconteceram nos anos de 1990 e 1991, no prédio da antiga SAP - Sociedade Amigos de Piçarras. O evento tinha o objetivo de incentivar a produção teatral em Balneário Piçarras e trazer a magia do teatro a população como forma de entretenimento e cultura. Após 23 anos sem ser realizado, em 2014, a Prefeitura de Balneário Piçarras resgatou o festival e tornou-o conhecido em todo o estado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS