sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/01/2020 | 11:01

Artesão leva tematização para as praias de Penha

A cada dia que passa, a Praia Alegre está ficando mais colorida. Lixeiras e bancos viram cenário para retratos expressionistas da cultura local. A capelinha de São João, os pescadores, a capoeira, os peixes, o boi de mamão, os barquinhos, são detalhes que vão ganhando vida através do pincel do artista David da Costa Moura, funcionário da secretaria de serviços urbanos que apresentou ao município uma proposta de tematização para a cidade.

Não apenas na Praia Alegre, mas na Praia de São Miguel já pode ser visto o trabalho de David, tanto no novo portal de acesso àquela comunidade, como no letreiro #soubemprainha. O artista já tem idéias para novos portais em outras praias da cidade, e também decoração em calçadões e praças. “Depois de terminar a Praia Alegre, a proposta é fazer esse trabalho na Praça do Pescador, no Gravatá”, revela. “Depois iremos para as outra praias e praças”, adianta.

Artista autodidata, o talento de David vem de família: ele é filho de Gilberto Gomes Moura, um reconhecido artesão cearense. “Em geral eu trabalhei sempre mais com escultura, e pintar num espaço plano é uma novidade pra mim, mas as pessoas tem gostado bastante”, revela David. Ele conta inclusive que moradores da própria Praia Alegre tem feito pedidos para ele. “Já tenho telas em casa, e o diretor de cultura já cogitou de futuramente apresenta-los numa exposição”.

A ideia de colorir bancos e lixeiras, e colocar letreiros e portais, veio com objetivo de levar a cultura presente na cidade até o turista. “Estava fazendo a pintura da capela de São João Batista, e um turista perguntou sobre. Foi uma oportunidade de explicar onde fica, e ele já se interessou em visitar com sua família”, relata o artista.

Outro objetivo é dar um diferencial para o visual das praias de Penha, onde diferente do cinza cada vez mais presente no litoral catarinense, além do verde, o colorido se manifeste nos banquinhos, lixeiras e outros adereços.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS