terça, 16 de abril de 2024
Geral
15/01/2020 | 10:19

Programa de Controle da Dengue de Itajaí reforça combate ao Aedes aegypti

O Programa de Controle da Dengue de Itajaí intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti neste começo de ano. Atualmente, seis equipes de agentes de endemias percorrem os bairros São Vicente, Cordeiros, Cidade Nova e São Judas para orientar os moradores e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nos 10 primeiros dias do ano, foram realizadas 12.266 visitas em imóveis da cidade. O objetivo é evitar a ocorrência de casos da doença e conscientizar a população.

Com uma das maiores estruturas do Estado graças ao investimento do governo municipal, Itajaí pretende ampliar a cobertura de imóveis visitados em 2020 com o acréscimo de mais uma equipe a partir de fevereiro. No ano passado, os agentes realizaram 291.018 vistorias em casas, comércios, armadilhas e pontos estratégicos, além de atender 1.029 solicitações/denúncias dos moradores.

“Com todas estas atividades de prevenção evitamos a ocorrência de uma epidemia de dengue no município. Ao todo, registramos 1.101 casos suspeitos da doença e 68 casos confirmados de dengue autóctone (contraída na cidade). Sabíamos que teríamos casos de dengue, pois os municípios da região apresentaram epidemia, mas nossas ações foram rápidas para conter o avanço da doença”, relata o gerente de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira.

Além da intensificação das visitas neste ano, os agentes de endemias já realizaram a aplicação de inseticida perifocal em um depósito de pneus após constatar a presença de larvas positivas do Aedes aegypti. O uso do inseticida é feito apenas em locais com focos positivos ou em casos confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus.

“O inseticida só é eficaz contra mosquitos adultos, por isso o trabalho de prevenção e eliminação dos recipientes com água parada é muito importante para não haver proliferação. A comunidade deve fazer a sua parte”, alerta Vieira.

Outra ação de sensibilização da Gerência de Controle de Zoonoses tem sido feita com as crianças do CEI Mariana Graciola, na Praia Brava, durante o Plantão de Férias. A atividade lúdica, ministrada pela equipe de Educação em Saúde, orienta os pequenos sobre os cuidados contra a dengue, a prevenção de mordeduras, os cuidados com seu pet e com animais desconhecidos, conscientização sobre o abandono de animais, entre outros temas.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS