sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/01/2020 | 11:14

Iniciada a maior obra de prevenção de alagamentos da história de Itajaí

A rua Biguaçu, no bairro São Vicente, recebeu nesta quarta-feira (09) os primeiros serviços da implantação da Macrodrenagem da Bacia do Rio Bonito. A obra é o maior investimento da história de Itajaí na prevenção de cheias e alagamentos em um total de R$ 15,6 milhões para quase seis quilômetros de tubos e galerias.

A obra iniciou com a retirada do pavimento em lajotas e as escavações para as galerias serão na próxima segunda-feira (13). Além da rua Biguaçu, a rede abrangerá outras nove ruas: Arquiteto Nilson Edson dos Santos, Acedilio Monteiro de Lima, Eudoro Silveira, Erico Veríssimo, Bom Retiro, Erotides da Silva Fontes, Expedicionário José Inácio Silveira, Orleans e Satyro Loureiro.

"Este é um investimento sem precedentes em nossa cidade. Nos preocupamos com o bem estar da população que sofre com os alagamentos. Uma obra que não pode ser vista, porque fica debaixo da terra, mas pode ser percebida na melhoria da qualidade de vida das pessoas", avalia o prefeito Volnei Morastoni.

A região é uma das mais prejudicadas por alagamentos em Itajaí. Serão 882 metros de galerias de 2,5 m x 1,5 m, 900 metros de galerias de 2 m x 1,5 m e 878 metros de galerias de 1,5 m x 1,5 m. Em tubulações serão 704 metros de tubos de 1,2 metro de diâmetro, 773 metros com tubos de um metro e 537 metros de tubos com 80 centímetros de diâmetro. Um total de 5,79 quilômetros rede. A obra é custeada pelo financiamento internacional.

Desde a ordem de serviço assinada em dezembro do ano passado, as primeiras galerias foram depositadas em um terreno na rua Nilson Edson dos Santos. O material agilizará os serviços na região. A obra tem prazo de um ano, mas será realizada em etapas para minimizar o impacto das intervenções para os moradores e melhorar escoamento das águas.

Financiamento internacional
O financiamento internacional responsável por custear a obra faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. O Município de Itajaí é destaque na apresentação dos projetos e liberação dos valores junto ao Fonplata, instituição internacional responsável pelo empréstimo.

Os investimentos garantem mais de 30 obras em 16 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Espinheiros, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações nas áreas de mobilidade, drenagem e construções públicas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS