quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/12/2019 | 19:19

Porto de Itajaí finaliza o ano com a chegada de mais dois navios Roll On Roll Off na mesma semana

Na penúltima semana deste ano, dois navios atracaram no Porto de Itajaí, através do sistema de cargas Roll On Roll Off.

Na terça-feira (24), o navio General San Martin, debandeira liberiana, atracou em Itajaí às 6 horas da manhã. De acordo com a Gerência de Operação do Porto de Itajaí, foi a trigésima embarcação a atracar e suas operações iniciaram às 7h e encerraram às 16:30h. A embarcação pertence ao Armador Maruba, tem 175,91 metros de comprimento por 31,15 metros de largura (boca). Seu ponto de origem de tráfego naval ocorreu no Porto de Zarate (Argentina), e de Itajaí partiu rumo ao porto de Rio de Janeiro (RJ).

No navio General San Martin, vieram a bordo 1070 veículos importados da montadora americana General Motors (GM-Chevrolet). Todas as unidades são do modelo CRUZE e totalizaram 1.377.090 quilos.

Nesta sexta-feira, 27, foi a vez do navio de bandeira japonesa – MICHIGAN HIGHWAY, também atracar no Porto de Itajaí. Com 200 metros de comprimento por 33 de boca (largura), a embarcação com veículos importados da montadora GM pertence ao Armador K-Line e trouxe a bordo 397 unidades dos modelos TRACKER e EQUINOX, registrando o peso de 694.200 quilos. As cargas dos dois navios somam um total de 2.071.290 quilos.

A embarcação partiu do Porto de Altamira (México), fazendo sua primeira escala no Brasil, no Porto de Aratu (Bahia). Chegou ao Porto de Itajaí às 07 horas desta sexta-feira e após encerrar suas operações, seguirá seu roteiro marítimo para o porto privado Delta Dock, cidade de Lima, na Argentina.

Em 18 meses de operações, agora o número de atracações chega a 31 desembarques. A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo CRUISE a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY. Com os dois desembarques desta semana o somatório total de veículos registra a marca de 36.400 unidades.

“Creio firmemente que este é um trabalho em que a superintendência do Porto de Itajaí realizou junto com toda a comunidade portuária, onde o governo do Estado de alguma forma, foi extremamente positivo em criar atrativos para que as montadoras se estabeleçam em nosso estado gerando emprego, receita e impostos. O porto forneceu sua infraestrutura adequada para que fossem realizadas estas operações. Ressalto a importância e o empenho dos trabalhadores portuários avulsos através do operador APM Terminals para que pudessem efetivamente dar condições à nível de operacionalidade, produtividade e segurança, para que esta grande montadora, a GM se estabelecesse aqui em Itajaí.  Nesse ano passamos a ter a movimentação de carga geral e no ano que vem iremos intensificar ainda mais dando um verdadeiro mix de cargas bem interessante para o porto. Isso garante a atuação do trabalhador portuário, do transportador, do despachante, do agente marítimo, e a cidade toda ganha com isso”, enfatiza o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº. Marcelo Werner Salles.

Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas. Após o descarregamento e vistoria, os carros são conduzidos ao recinto alfandegado do porto público e encaminhados, por carretas cegonheiras, até suas concessionárias responsáveis.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

“É muito gratificante chegarmos a mais de 36 mil veículos desembarcados no Porto de Itajaí. Temos que continuar fazendo o nosso trabalho de angariar e agregar áreas para trazer novas montadoras, pois hoje o porto está muito bem representando num seleto grupo de portos que atuam com este sistema de operações e por isso somos referência neste modal”, destaca o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS