sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/12/2019 | 10:51

Curso de Odontologia é acreditado no Mercosul e nos Estados Associados

O curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu o certificado de acreditação do Sistema ARCU-SUL (Acreditação Regional de Cursos Universitários Mercosul), gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, que contempla um acordo entre os Ministérios da Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

 

A acreditação de cursos é feita de acordo com os critérios estabelecidos pela Rana e os cursos acreditados têm seu selo de qualidade reconhecido pelo período de seis anos. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o executor do sistema de avaliação de instituições de educação superior e de cursos de graduação.

No sistema de acreditação, as comissões de especialistas - denominadas comitê de pares avaliadores - são compostas por quatro integrantes (um avaliador brasileiro, dois avaliadores estrangeiros - de países diferentes - e o responsável técnico do Inep). O grupo é capacitado para atuar nas avaliações segundo os critérios da ARCU-SUL e procedimentos estabelecidos pelo Inep. As avaliações para acreditação iniciaram-se, no Brasil, em julho de 2012, com os cursos de Agronomia e Arquitetura. Depois, foram incorporadas as graduações de medicina Veterinária, Enfermagem e Engenharias. Em 2014, acrescentaram-se se os cursos de Medicina e Odontologia.

A coordenadora do curso de Odontologia da Univali, professora Mara Lúcia Pamplona, explica que a acreditação se consolidou após a visita de uma comissão de profissionais renomados, que avaliou documentos apresentados pelo corpo docente, a parte estrutural do curso, os laboratórios, projetos, ações, campos de estágio, entre outros critérios analisados. “Esta acreditação agregará maior mobilidade acadêmica aos alunos e, certamente, motivará os futuros profissionais a ultrapassarem as fronteiras do nosso país. É uma conquista de todos, estamos entre os cursos de Odontologia de destaque no Brasil ao obtermos esse selo", ressalta.

O ARCU-SUL respeita as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias, e considera em seus processos apenas cursos de graduação que tenham reconhecimento oficial em seu país e com graduados. O Sistema oferece garantia pública, entre os países da região, do nível acadêmico e científico dos cursos. O nível acadêmico será estabelecido conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais análogos.

Segundo a diretora da Escola de Ciências da Saúde da Univali, professora Luciane Angela Nottar Nesello, o certificado integra uma série de ações e iniciativas protagonizadas pela atual gestão da Universidade, com o Programa Univali Internacional. “Trata-se de uma chancela representativa em direção à internacionalização do curso, em consonância ao movimento de toda a Universidade. Além disso, o selo valida de forma notória e ratifica a qualidade acadêmica do curso, que possui 35 anos de história", comenta.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS