sexta, 29 de março de 2024
Geral
Foto: Divulgação
03/12/2019 | 15:18

Natureza de Balneário Camboriú inspira projeto de dança contemporânea

A natureza é fonte de inspiração para bailarinos de Balneário Camboriú. O grupo investiga a flora e fauna da cidade para criação de um espetáculo de dança contemporânea. A iniciativa faz parte do projeto Inspirações Naturais e tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do município. A proposta unirá coreografias inspiradas no meio ambiente e sonoplastias captadas pela cidade numa mostra em janeiro de 2020, no Teatro Bruno Nitz.
 
A primeira fase do projeto começou neste mês com encontros em diferentes locais da cidade com características distintas de flora e fauna: Parque Raimundo Malta, Horta da Univali e bairro Centro, Praia de Taquarinhas e Sítio de Permacultura Nova Oikos Camboriú, no bairro Várzea do Ranchinho. Ao todo, foram quatro imersões envolvendo a diretora artística, Caroline Calcaterra, e os bailarinos-pesquisadores do coletivo Núcleo Corpóreo, Gabriel Engster, Nathalia Duarte, Caaro Castro, Michele Chaves e Fernando Dalla Nora.
 
“Inspirações Naturais é um projeto de pesquisa que combina a linguagem da dança contemporânea à natureza. A pesquisa visa à descoberta de movimentos criativos a partir da inspiração dos nossos sentidos. Observar os detalhes, esfregar as folhas, cheirar uma flor, escutar os pássaros, brincar com o espaço natural e seus elementos é a essência das investigações”, explica a bailarina e proponente, Caroline Calcaterra.
 
Bambuzal, bromélias, mar, areia, restinga, florestas e riacho. Estes são alguns dos elementos encontrados pelos bailarinos na cidade e que estão conduzindo o processo criativo até a mostra final. O trabalho sensitivo visa converter tudo que foi captado pelos sentidos em movimentos na linguagem da dança contemporânea.
 
Durante a pesquisa, a equipe também gravou sons naturais de vários habitats para criar uma paisagem sonora, que será composta pelo artista Fernando Dalla Nora. Atualmente, os bailarinos estão ensaiando as coreografias inspiradas na experiência. Toda pesquisa será apresentada de forma digital e por meio de uma mostra-performance “InspiNat”, que ocorrerá dia 24 de janeiro de 2020, no Teatro Municipal Bruno Nitz.
 
Sobre o projeto
O objetivo do projeto Inspirações Naturais é valorizar o cenário natural e as belezas de Balneário Camboriú como inspiração para criação de uma mostra de dança. A iniciativa contempla pesquisa investigativa e mapeamento dos diferentes biomas da cidade, incluindo a captação de sons. Como contrapartidas do projeto também foram oferecidas oficinas de dança e educação ambiental para alunos da rede pública. Para saber mais sobre, acesse o Instagram @InspiNat1.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS