quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/11/2019 | 10:21

Campanha Dezembro Vermelho oferece testagem rápida neste sábado (30)

A campanha de combate ao HIV/AIDS Dezembro Vermelho terá uma ação preventiva neste sábado (30). Todas as unidades básicas de saúde abrirão das 8h às 17h para realização de testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C, além de repassar orientações e ofertar insumos de prevenção. Durante o sábado também será realizado o Dia D de Vacinação contra o sarampo para adultos de 20 a 29 anos.

Além das atividades nos postos, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica promoverá no sábado (30) uma ação alusiva à campanha na Unidade de Saúde do Parque do Agricultor. A população e visitantes do parque terão acesso à testagem, aconselhamento, vacinação e distribuição de informativos e insumos.

O poeta João Cruz Ramos Filho, o JC Ramos, autor do projeto Camisinha Poética, também estará presente no evento para contribuir com a conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O projeto de JC começou há 22 anos em Itajaí com o objetivo de humanizar o uso do preservativo e fazer com que o assunto deixe de ser tabu, principalmente entre as famílias.

A iniciativa, que recebeu apoio do Unaids - programa de prevenção ao avanço do HIV das Nações Unidas, já distribuiu mais de um milhão de camisinhas. Neste sábado (30), serão ofertadas cerca de três mil camisinhas poéticas para a população itajaiense.

Dia D de Vacinação

A Secretaria de Saúde também vai oportunizar o sábado (30) para àqueles moradores que não conseguiram se imunizar contra o sarampo durante a semana. No Dia D de vacinação, todos os postos de saúde abrirão das 8h às 17h para aplicação de vacinas. Para tomar a dose, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação ou documento de identidade. A campanha deste sábado tem foco nos adultos de 20 a 29 anos.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que até 29 anos é necessário ter comprovadas na carteira duas doses da vacina contra o sarampo. Já pessoas entre 30 e 49 anos precisam ter uma dose comprovada. Acima dessa idade, somente com recomendação médica. Os profissionais de saúde devem ser imunizados com duas doses, independentemente da idade.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS