sábado, 20 de abril de 2024
Geral
21/11/2019 | 11:09

Comunidade afro confirma shows de Sahra Stamm e Pacifista para celebrar Dia de Zumbi em Penha

A programação do Dia da Consciência Negra de Penha teve sua programação reforçada na cidade. O dia oficial da morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro), será celebrado pela comunidade afro penhense no sábado, dia 23, com cultura, diversão e reflexão. A promoção da Associação Afro-Cultural Renovo, entidade voltada à preservação cultural dos descendentes dos povos africanos escravizados no Brasil, anunciou nesta semana a presença da cantora Sara Stamm, de Barra Velha, do músico e instrumentista Pacifista, de Itajaí, e ainda uma feira cultural com mais de 12 expositores.

 

Com essas e outras atrações, a entidade quer levantar uma reflexão dos resultados pós-abolição e o desenvolvimento e valorização da Cultura Africana na região. De acordo com o presidente Everton da Silva Centeno, a tarde especial de atividades, conscientização e resistência contará com pelo menos 10 atrações.

 

A programação iniciará às 14h, no Salão Paroquial da Matriz Nossa Senhora da Penha, no centro, e contará com oficinas, rodas de capoeira e de samba e feijoada, batalha de dança de rua, aulão de dança de rua, pirofagia e batalha de rap, entre outras. Além dos artesanatos da feira, haverá produtos naturais e veganos, biscuit, eco design, quadros, maquiagem para pele negra, oficina de linguagem corporal, crochê, mini jardins, peças de vestuário exclusivas, trabalhos em chita e muito mais. E um cardápio será servido, com direito a feijoada, pastéis e acarajé.

Uma parceria foi estabelecida com a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura da Prefeitura, e também com escolas da rede estadual de ensino, para um dos pontos altos dessa programação: o concurso de redação com o tema “Na sua opinião, qual a importância do Dia da Consciência Negra para Penha?”.

O concurso propôs a criação de um texto específico que responda a questão formulada, e abrange quatro escolas de ensino médio da rede estadual de ensino, quatro unidades de ensino fundamental da rede municipal e ainda a Escola de Jovens e Adultos (EJA).

 

Dos textos desenvolvidos, segundo Everton, serão 20 os selecionados para avaliação final - 10 melhores redações dos 9° anos do ensino fundamental e as 10 melhores do 3° ano do ensino médio, recebendo também premiações separadas para 1°, 2° e 3° colocados. O concurso é um estímulo aos estudantes participantes – do 9º ano das escolas básicas (ensino fundamental) e do 3º ano das estaduais (ensino médio), e envolve disciplinas como português, história, sociologia, filosofia e artes.

A superação do racismo também é outro objetivo. “Através do projeto, a entidade quer levar o aluno a refletir sobre a diversidade étnico-cultural e mostrar que cada povo é singular, possui suas próprias culturas, crenças, história, costumes e organização social, entendendo que nenhuma forma de cultura é errada”, observa Everton. A programação da Renovo será aberta à comunidade, e terá entrada franca. Todos estão convidados.

 

Saiba mais

 

A jovem Sahra Stamm tem apenas 14 anos de idade e talento de sobra. Dona de uma voz poderosa, ela fará sua apresentação no evento da Consciência Negra de Penha cantando grandes nomes da Black Music como: Nina Simone, Whitney Houston, Tim Maia, entre outros. O projeto “Vozes Negras” estará como um dos destaques do evento.

Já Tiago Ribeiro Silva, o Pacifista, no auge dos seus 21 anos, é poeta, instrumentista, cantor, compositor, mestre de cerimônia, ator, cronista, ativista Black Power, orador e estudante de psicanálise.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS