terça, 16 de abril de 2024
Geral
Foto: Divulgação
19/11/2019 | 16:01

Superintendência do Porto de Itajaí promove palestra sobre o câncer de próstata com médico especializado

A palestra intitulada “Câncer de Próstata e Novembro Azul”, que aconteceu nessa segunda feira (18), no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, deu abertura à terceira semana da campanha “Novembro Azul – Saúde do Homem Portuário”.

Ministrada pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, o Médico Urologista, Dr. Sebastião Westphal, a atividade teve como objetivo orientar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer.

Para o médico especialista em saúde do homem, o comportamento masculino tem mudado em relação à saúde, e a promoção de campanhas são fundamentais para essa mudança:

“O que mais mata o homem em relação ao câncer de próstata não é o preconceito, mas a falta de informação. Nós precisamos disseminar a informação, pois quando você leva conhecimento de qualidade, você quebra paradigmas e provoca uma alteração nos hábitos”, defende.

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, que é o tipo mais frequente da doença entre os homens. Por isso o médico explicou e esclareceu dúvidas dos participantes a respeito da próstata, dos exames que detectam o câncer e sobre as possibilidades de tratamento.

“Estimativas do Instituo Nacional do Câncer (INCA), apontam que a cada sete minutos temos um diagnóstico de câncer de próstata no Brasil. Se diagnosticado precocemente, o paciente tem 90% de chances de cura, mas infelizmente 20% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, o que, muitas vezes, nos dá a oportunidade de realizar apenas tratamentos paliativos”, alerta.

Para Kamille Simas, farmacêutica e responsável técnica da Superintendência do Porto de Itajaí, ir de encontro ao público tem sido o diferencial da campanha desse ano e um facilitador para a aceitação de todos:

“O homem tem dificuldade em participar desses eventos, se o acesso for difícil piorou. Por isso esse ano resolvemos descentralizar o local de realização das atividades, para abranger o maior número de pessoas e nos aproximarmos da área portuária, que é onde está grande parte dos nossos trabalhadores”, destaca.

A programação dessa semana vai até quinta-feira e conta com audiometria e teste visual, rodas de conversa sobre a saúde da coluna e triagem auditiva. A diversificação das atividades visa atender as demandas e o público da comunidade portuária, mesmo que não impactados diretamente. É o exemplo da vacinação e da orientação aos caminhoneiros, realizadas na primeira e segunda semana, respectivamente.

 

Campanha de prevenção de acidentes

O SEST SENAT realizou, entre os dias 11 e 14, o programa de prevenção de acidentes, orientandos os caminhoneiros sobre os perigos do uso do celular no volante. De acordo com Geraldo de Almeida, que atua junto ao instituto, fez o trabalho de conscientização com os motoristas e conta que apesar de rápido, para não atrapalhar o fluxo e a rotina dos Gates, a campanha teve uma boa aceitação:

“Para facilitar a abordagem e também ficar como lembrança, nós estamos distribuindo essa caneca. Isso facilita a aproximação e abertura do motorista para as informações que temos que passar. Mas, mesmo fazendo esse trabalho, a consciência é deles”, reforça ele. Em quatro dias foram abordados 375 motoristas.

 

Programação 18/11 a 21/11/

18/11 – Segunda-feira – 14h

Palestra “Câncer de Próstata e Novembro Azul”

Responsável: Dr. Sebastião Westphal.

Local: Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

19/11 – Terça-feira – 15h as 17h.

Screening para audiometria e teste visual.

Responsável: SMT Ocupacional.

Local: Ambulatório do OGMO.

 

20/11 – Quarta-feira – 14h as 16h.

Rodas de conversa sobre saúde da coluna.

Responsável: Centro da Coluna.

Local: Área Portuária.

 

21/11 – Quinta-feira – 13:30h as 17:30h.

Triagem auditiva.

Responsável: Curso de Fonoaudiologia da Univali.

Local: Ambulatório do OGMO.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS