sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/11/2019 | 18:36

Itajaí: Pessoas entre 20 e 29 anos devem se vacinar contra o sarampo

A segunda etapa da campanha de vacinação seletiva contra o sarampo vai imunizar adultos entre 20 e 29 anos em Itajaí a partir de segunda-feira (18). Quem ainda não tem duas doses da vacina comprovada na caderneta deve procurar a unidade de saúde mais próxima para se imunizar. A Secretaria de Saúde também realizará o Dia D de vacinação no último sábado de novembro (30).

“Este público é o que tem a menor cobertura vacinal e é a faixa etária com maior número de casos confirmados de sarampo. Por isso, orientamos que as pessoas procurem uma unidade de saúde para ficar protegidos. A vacina é a única forma de prevenção eficaz contra a doença”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.

Desde o começo da campanha seletiva, em outubro deste ano, já foram aplicadas 3.197 doses da vacina entre crianças e adultos. Ao todo, 5.244 pessoas compareceram às unidades de saúde para atualizar a caderneta. O município ainda precisa vacinar 2.390 pessoas de 25 a 29 anos contra o sarampo.

Na primeira etapa da campanha, que encerrou dia 25 de outubro, destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos, foram aplicadas 1.240 doses e 4.424 crianças compareceram às unidades do município. Também foram feitas 1.747 aplicações da dose zero contra o sarampo, implantada em agosto, em crianças de seis meses a menores de 1 ano.

Dia D de vacinação

A Secretaria de Saúde também vai oportunizar o sábado (30) para àqueles moradores que não conseguem se imunizar durante a semana. No Dia D de vacinação, todos os postos de saúde abrirão das 8h às 17h para aplicação de vacinas na população. Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação ou documento de identidade.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que até 29 anos é necessário ter comprovadas na carteira duas doses da vacina contra o sarampo. Já pessoas entre 30 e 49 anos precisam tem uma dose comprovada. Acima dessa idade, somente com recomendação médica. Os profissionais de saúde também devem ser imunizados com duas doses, independentemente da idade.

Dezembro Vermelho

Além da vacinação, as unidades de saúde vão aproveitar o sábado (30) para dar início à campanha Dezembro Vermelho, de prevenção ao HIV/AIDS. Durante todo dia, as equipes de saúde vão realizar testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. Também serão prestadas orientações sobre os cuidados com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ofertados insumos para prevenção.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS