quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Divulgação
08/11/2019 | 15:27

Pastorinhas do Quintal da Su participam de show no Rio de Janeiro

Nas escolas de samba algumas mulheres cantoras são chamadas de Pastoras. Suas vozes dão leveza ao samba. Nos primórdios, as mulheres, ao cantar em coro as composições que mais gostavam, determinavam qual seria o samba vencedor na quadra. Hoje, as Pastoras fazem parte da Velha Guarda e continuam a emprestar suas vozes aos sambas mais tradicionais de suas escolas. No Rio de Janeiro, a Portela foi uma das primeiras escolas de samba a manter viva essa tradição.

A partir desse contexto, o Quintal da Su, que é um evento itinerante de roda de samba que acontece há 4 anos em Itajaí, também têm suas ''pastorinhas'': Gorete Souza, Su Amaral e Bel Maia. Recentemente as itajaienses foram convidadas por Neide Santana, Pastora da Velha Guarda da Portela, para tornarem-se suas afilhadas. Neide Santana é filha de Chico Santana (falecido), que foi um compositor brasileiro e integrante da Velha Guarda da escola de samba Portela. Autor do hino da escola ''Hino Portelense'' e do ''Hino da Velha Guarda''.

A convite da Madrinha Neide Santana, as Pastorinhas do Quintal da Su, fazem uma apresentação na ''Feijoada da Família Portelense'', no próximo sábado, dia 09 de novembro, no Rio de Janeiro, no Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela (Rua Clara Nunes 81, RJ).

 

Sobre Quintal da Su:

O Quintal da Su é um movimento de roda de samba tradicional que iniciou no quintal da casa da Su, localizado na cidade de Itajaí – SC, por iniciativa da Susane Amaral Silva e João Ramos Neto. Fundado em 2015, quando sai do quintal da casa e leva a cultura de rodas a locais públicos e privados da cidade. Realiza típicas rodas de samba, envolve artistas locais e nacionais para fomentar e preservar este gênero musical.

 

As ''Pastorinhas do Quintal da Su'' surgem em meio a esse movimento, em março de 2016. Em janeiro de 2017, o grupo oficial das Pastorinhas foi apresentado em um evento: Quintal da Su nos 100 anos do Mercado Público de Itajaí, com a artista da cidade Bárbara Damásio. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS