sábado, 20 de abril de 2024
Geral
Foto: Divulgação
01/11/2019 | 16:25

Blues e jazz cigano são temas de workshow gratuito em Itajaí

O blues e o jazz cigano ou jazz manouche estarão em debate na próxima quinta-feira, dia 7 de novembro, durante workshow gratuito em Itajaí. Para falar sobre o assunto, o 2º Encontro da Guitarra Catarinense traz a cidade dois especialistas: os músicos Cristiano Ferreira e Mauro Albert, de Florianópolis. O evento ocorre no auditório da Escola de Música Arte Sonora (Rua Amâncio Coelho, 72, Centro) e é aberto ao público.
 
Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, o 2º Encontro da Guitarra Catarinense tem como objetivo contribuir na formação dos músicos da cidade e valorizar a importância da guitarra na música popular. No evento, os convidados vão compartilhar suas experiências profissionais sobre o blues e o jazz manouche, bem como sobre o mercado musical. Os guitarristas são nomes de referência nestes estilos no Estado.
 
Este é o penúltimo workshow gratuito do projeto, destinado a estudantes e profissionais da música, além de amantes da guitarra e comunidade em geral. Após o bate-papo, haverá um pocket show com os músicos. O último encontro será no dia 26 de novembro com Eduardo Pimentel e Renato Pimentel.
 
Neste mês, também ocorre a última Jam Session do projeto, no sábado, dia 9 de novembro, no Sardinhas Bar & Bistrô (Avenida Ministro Victor Konder, 84, Centro). A Jam será aberta pelos músicos Micael Graciki, Luan Cavalleri, Rafael Vieira e Felipe Dias, a partir das 20h. Após as apresentações, o palco fica aberto para canjas do público.
 
O 2º Encontro da Guitarra Catarinense é uma realização da Escola de Música Arte Sonora e da MIGRA Produções Culturais. Tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com isenção fiscal da APM Terminal, e apoio da Fundação Cultural, Prefeitura de Itajaí, Sardinhas Bar & Bistrô e Al Fero Birrifico.
 
Mais informações pelo telefone (47) 2125-1513 ou site www.escolaartesonora.com.
 
Sobre os convidados:
 
O produtor e guitarrista Cristiano Ferreira está no cenário musical do blues há 25 anos. Começou a atuar musicalmente em Porto Alegre, onde definiu seu estilo de tocar. A predileção pelo blues o fez incorporar diferentes influências da música negra norte-americana. Há 15 anos reside em Florianópolis, onde iniciou sua carreira solo na cena instrumental. Tem ainda dois discos gravados e está em processo de composição do terceiro. Ferreira é também o idealizador do 1º Festival Confrailha do Blues, que ocorreu neste ano na Capital catarinense.
 
Mauro Albert é guitarrista, compositor e pesquisador. Gravou quatro álbuns com composições autorais dedicados ao jazz cigano em sua carreira. Considerado pela crítica especializada como um dos principais nomes do jazz manouche no Brasil. Desde 2014 é artista do selo Hot Club Records com sede em Oslo, Noruega. Referência no ensino do estilo no Brasil, realiza workshops e aulas para alunos de diversas partes do país e América Latina. Como colaborador da revista Guitar Player escreveu lições dedicada ao jazz cigano, pioneira no Brasil. Albert já dividiu o palco com nomes mundiais do jazz manouche como: Louis Plessier, Jon Larsen, Robin Nolan, Walter Coronda, Irene Ypenburg, Charles Frechette, Dario Napoli entre outros.
 
Confira os próximos encontros do projeto:
 
WORKSHOWS - 19h30 - Auditório da Escola de Música Arte Sonora
 
Data: 07/11
Convidados: Cristiano Ferreira e Mauro Albert
Tema: Blues e Jazz Manouche
 
Data: 26/11
Convidados: Eduardo Pimentel e Renato Pimentel
Tema: O Conceito de Guitarra em Diferentes Lugares do Mundo
 
JAM SESSIOM - 20h - Sardinhas Bar & Bistrô
 
Data: 9/11
Grupo de abertura: Micael Graciki (guitarra), Luan Cavalleri (piano), Felipe Dias (baixo) e Rafael Vieira (bateria)

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS