sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/11/2019 | 11:39

Águas de Penha conclui estrutura metálica do novo reservatório de água da cidade

A concessionária Águas de Penha terminou a montagem da estrutura metálica principal do novo reservatório de água do município, no Mariscal. O tanque tem capacidade de 2 milhões de litros de água, ampliando a reservação de Penha para 6,8 milhões de litros. O equipamento faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela concessionária para diminuir os impactos do aumento de consumo durante os meses de verão.
 
Fernando Rettore Neto, coordenador de engenharia da Águas de Penha, explica que, para a operacionalização da obra do reservatório, ainda é necessário a conclusão de uma série de obras em execução. São 2,6 quilômetros de rede de água, dos quais 80% já foram implantados, e instalação de oito boosters (bombas que ajudam a controlar a pressão). Juntamente ao reservatório, também é necessário a implantação de elevatória, subestação de energia e casa de comando, cujos trabalhos atingiram 30% do total previsto no projeto.
 
Dividida em 25 etapas, o processo de maqueamento utilizado na construção do reservatório (tanque) é seguro, simples, mais econômico e com vantagens em relação aos modelos convencionas. Todo o processo foi realizado próximo ao nível do solo, minimizando aplicação de andaimes, movimentação de carga e reduzindo consideravelmente riscos de acidentes. 
 
Além disso, grande parte do processo de soldagem não foi afetado pelas condições climáticas devido à condição de abrigo do próprio teto instalado nas primeiras etapas de montagem. Os macacos possuem um sistema de travamento seguro, o que fez com que o tanque não descesse nem mesmo com eventual falta de energia. Já os andaimes próximos ao nível do solo permitiram a execução e inspeção de solda e realização da pintura com facilidade, rapidez e segurança.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS