sábado, 20 de abril de 2024
Geral
01/11/2019 | 11:36

Paciência recebe ações do Semasa

O Semasa iniciou nesta quinta-feira (31/10) um conjunto de ações para garantir o abastecimento e a modernização da rede de água do bairro Paciência. As melhorias se tornaram necessárias após o poço que atende a região apresentar alguns problemas, relacionados a turbidez e baixo volume em épocas de estiagem. Dessa forma, para o mês de novembro um cronograma de serviços foi montado para solucionar as demandas dos moradores da região. Para diminuir o impacto das ações, a autarquia vai disponibilizar dois caminhões-pipa para abastecer os reservatórios locais.

Entre os dias 31/10 e 05/11, os técnicos do Semasa estarão trabalhando na  interligação de 120 metros de rede. A expansão vai ligar novas partes do bairro aos reservatórios que são abastecidos pelo poço. Esta manobra vai garantir que os níveis dos reservatórios sejam complementados em épocas de escassez.

Do dia 04/11 até 20/11, acontece a instalação de três reservatórios de 26 mil litros de água cada. Fabrício Rampelotti, monitor de saneamento da autarquia, explica que “os novos reservatórios, somados aos quatro já existentes no bairro, nos fornecem uma reservação total de água de 178 mil litros. Isso vai evitar falta de água em momentos de reparos na rede e também em períodos de estiagem”.

Já no dia 05/11, está programada a limpeza química do poço da Paciência. Esta técnica de tratamento vai eliminar as bactérias do ferro, que costumam deixar a água turva. José Adriano Kielling, engenheiro químico do Semasa, explica como esses microrganismos agem: “As ferrobactérias são organismos que produzem a energia que necessitam para viver e se multiplicar pela oxidação do ferro ferroso dissolvido na água. Elas produzem óxido férrico, um elemento insolúvel parecido com limo, que tem aspecto gelatinoso e marrom e mancha os dispositivos elétricos do encanamento, roupas e utensílios”.

No período entre os dias 18/11 e 29/11, ocorre a instalação de novos boosters, em consonância com um sistema de telemetria.  Os equipamentos vão solucionar os problemas relacionados a baixa pressão e promover pressurização constante da rede. Já o sistema de telemetria fornece leituras à distância dos níveis dos reservatórios. Com essas informações será possível ter um diagnóstico completo do consumo do bairro e definir estratégias para a região. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS