sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/10/2019 | 19:00

Em Israel, missão da FIESC busca referências para fortalecer a inovação em Santa Catarina

Em missão à Israel, industriais catarinenses estão conhecendo diversas entidades, em Tel Aviv, que são referência em alta tecnologia, como o Instituto Volcani, principal instituição do país em pesquisa agrícola, e o Instituto Weizmann, que se destaca mundialmente na pesquisa básica em ciências naturais e exatas. "Israel está se desenvolvendo rapidamente. É um país novo que não dispõe de riquezas naturais. Isso obrigou os israelenses a desenvolverem tecnologias para superar os desafios", afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. Ele lidera a comitiva, que também é integrada pelo diretor de inovação, José Eduardo Fiates, pelo diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, além de industriais, representantes do Sebrae, Acate, Fapesc e governo catarinense.

Aguiar destaca que há perspectiva de firmar convênio com o Instituto Weizmann para o ensino de matemática e física aos alunos do SESI-SC. "Vislumbramos a possibilidade de utilizar o conhecimento e a tecnologia deles no ensino destas disciplinas para melhorar o aprendizado dos nossos alunos", disse. Em Santa Catarina, SESI e SENAI vão ampliar em 2020 a oferta de ensino focada na abordagem STEAM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. A abordagem STEAM tem como foco desenvolver os estudantes para carreiras mais tecnológicas.

O presidente da FIESC lembra que Israel é um país altamente tecnológico, mas o que chama muito a atenção é o viés de negócio. "Queremos incentivar algumas empresas, principalmente as familiares, a conhecerem essa cultura", completou. Neste final de semana, a agenda da comitiva se iniciou no sábado, com palestra do fundador da Israel Connection, Roni Kaplan. A instituição promove a aproximação entre Israel e a América Latina. No domingo, o grupo também conheceu o Centro Peres para Paz e Inovação, onde percorreu as principais inovações israelenses do passado, presente e como deve ser o futuro.

Os catarinenses também estiveram na Associação das Indústrias Israelenses (MAI), entidade que representa 90% das indústrias do país. No encontro, o diretor-geral de comércio internacional da instituição, Dan Catarivas, destacou como a MAI está inserida no ecossistema de inovação israelense para auxiliar empresas tradicionais a se tornarem mais tecnológicas e ampliar a competitividade delas. Dan também explicou como os israelenses fazem negócios e os desafios enfrentadas pelo país na área. A delegação também conheceu o IDB, um dos maiores grupos empresariais de Israel, que também atua na Argentina, Chile e Brasil em diversos ramos. Entre eles, no agronegócio, hotéis e imobiliário. Ainda no IDB, os empresários catarinenses conheceram a empresa Elron, braço de inovação do grupo.

Com uma população de 8,8 milhões de habitantes, Israel tem um PIB de US$ 369,9 bilhões e nos últimos dez anos se destacou como uma das economias que mais crescem entre os países da OCDE. No ano passado, o PIB expandiu 3,3%.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS