quinta, 18 de abril de 2024
Geral
30/10/2019 | 16:25

Temporada Gastronômica Costa Esmeralda valoriza ingredientes locais na culinária

Mais do que fomentar o turismo na região, a Temporada Gastronômica Costa Esmeralda tem o objetivo de resgatar e valorizar a cultura local, tanto no que diz respeito aos artesanatos quanto à culinária. Um dos diferenciais desta Temporada é o uso de ingredientes e pratos que são nativos ou característicos das cidades de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

Uma dessas receitas é a Consertada, que em 2013 passou a ser reconhecida oficialmente como bebida típica do município de Bombinhas, por meio de uma lei municipal. O nome tem origem na sobra do café passado que ficava no boião, um jarro de barro tradicional na cozinha bombinense. Coado pela manhã, as sobras do café passado eram ''consertados'' e transformado na bebida que poderia ser guardada em garrafas por meses.

O início exato dessa receita é desconhecido, mas acredita-se que o consumo já ocorre há pelo menos 200 anos. ''Não temos registro oficial de quando e como a Consertada surgiu. Alguns acreditam que os índios teriam sido responsáveis pela invenção e que o café acabou sendo acrescentado depois com a chegada dos portugueses. O fato é que hoje em dia é muito comum encontrar a bebida nas casas dos moradores tradicionais de Bombinhas, principalmente em época de festas como Terno de Reis ou Boi de Pau (como é conhecido o folguedo do Boi de Mamão)'', afirma a mestre da cultura tradicional, e nativa da Praia Grande, hoje Praia de Bombas, Salete Maria Pinheiro Pereira, de 73 anos.           

Confira a receita dessa bebida que também faz parte da Temporada Gastronômica Costa Esmeralda:

 

Consertada (Rende aproximadamente 2l.)

Ingredientes

50g de gengibre

50g de cravo da índia

50g de canela pau

50g de erva doce

½ l de cachaça

1l ½  de café passado bem forte sem açúcar 

5xic de chá de açúcar

 

Modo de Preparo

Coloque as especiarias e o açúcar em uma panela e caramelize a mistura, mas não deixe escurecer muito. Após, adicione café e deixe ferver. Acrescente a cachaça e espere ferver novamente. Desligue o fogo e deixe o líquido esfriar. Para finalizar basta colocar a bebida em uma garrafa de vidro e está pronta a Consertada para degustação. Na Temporada Gastronômica Costa Esmeralda,o chef Tóia do restaurante Casa d' Praia Home em Bombinhas irá preparar Camarões flambados na Consertada acompanhado de risoto de alho-poró com palmito.

 

Ingredientes locais

Além da Consertada, a Temporada Gastronômica Costa Esmeralda está repleta de ingredientes e pratos tradicionais das cidades de Bombinhas, Itapema e Porto Belo. Conheça alguns:

 

Alho negro: O alho negro é um dos ingredientes mais tradicionais da região. Ele é basicamente o alho in natura que passa por um processo de maturação e também é submetido a condições de temperatura e umidade controladas. Após esse processo o alho ganha novas características tanto em sua textura quanto no sabor.

Ostra e marisco: Os municípios da Costa Esmeralda possuem uma forte cultura no cultivo de moluscos e frutos do mar como ostra e marisco. As cidades por serem litorâneas já são conhecidas pelas comidas à base de frutos do mar, e ambas iguarias são muito conhecidas e pedidas na região, podendo ser consumido de diversas maneiras. Na Temporada a Tatuira Petiscaria está servindo o prato Curry de Peixe com Mariscos, que é um prato picante típico Tailândes, feito com peixe da estação, mariscos locais, vagem, pimenta dedo-de-moça, leite de coco, gengibre e especiarias. O restaurante Delícias do Mar está oferecendo pastéis de berbigão como entrada para o prato principal e o Berro D' água tem no seu menu principal durante a Temporada o Fettuccine Baía de Zimbros que é preparado com ostras oriundas da baía de Zimbros, marinadas em especiarias, salteadas em Consertada, molho de ostras e vinho branco ao bechamel.

Galinha de Timbé: Essa galinha velha é produzida na cidade de Tijucas e muito utilizada nas receitas da região. Durante a Temporada Gastronômica é servida todos os dias no bufê do restaurante Rancho da Ana, assada de panela com alecrim e nas quartas-feiras a galinha timbé é servida com molho.Outro ingrediente especial para a Galinha Timbé é o colorau artesanal socado no pilão feito por outra mestre da cultura tradicional de Bombinhas, Rosete Lamin de Oliveira. 

Paçoca: Bombinhas possui a fábrica Pasoka, produzida especialmente com ingredientes selecionados e naturais. O fundador, Tao Luan Leme Scatrut, começou os trabalhos ainda de forma experimental em 2012, mas a ideia vem dando tão certo que em 2019 abriu oficialmente a fábrica com o apoio do também chef Isaac Lanziotti. As paçocas possuem diversos sabores e priorizam os ingredientes locais, assim como o preparo manual, proporcionando novas experiências gastronômicas para os amantes da tradicional paçoca.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS