quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/10/2019 | 11:35

Entrega do Troféu Açorianidade acontece neste dia 30, em Penha

Acontece no dia 30 de outubro, quinta-feira, a entrega do Troféu Açorianidade 2019, o maior prêmio cultural catarinense, concedido anualmente pelo NEA – Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A premiação este ano será realizada em Penha, sede do 26º Açor (Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina). O evento está marcado para as 19h30 nas instalações do Porto Penha Food Park.

O Troféu Açorianidade reconhece o trabalho de personalidades e instituições de Santa Catarina em prol da cultura açoriana. Cada categoria recebe um troféu de nome diferente, homenageando cada uma das ilhas do arquipélago de Açores. A cidade de Penha receberá três troféus: O Troféu Açor 2019 para a Prefeitura Municipal, na categoria de organizadora do Açor; o troféu Ilha Terceira, na categoria grupo folclórico para os Foliões do Divino Espírito Santo; e o troféu Ilha Graciosa, na categoria pesquisador e historiador, para Cláudio Bersi de Souza.

A prefeitura de Porto Belo irá receber o troféu Ilha Faial, de administração municipal por apoio a cultura açoriana. O construtor naval Vitor Manoel Lucinda, também de Porto Belo, receberá o troféu Ilha do Pico, na categoria Mestre dos Saberes e Fazeres.

O Troféu Ilha de São Jorge, na categoria personalidade do ano, será para o coordenador do grupo cultural Mixtura (que faz 20 anos agora em 2019), Paulo Henrique Neto, de Bombinhas.

O troféu Ilha do Corvo, na categoria artesã, irá para Josiane da Rosa Ferreira, tecelã da cidade de Balneário Gaivota. Já o troféu Ilha de Santa Maria, na categoria de veículo de comunicação, irá para o Jornal Içarense, de Içara.

Na categoria Escola de Ensino Fundamental ou Médio que promove a cultura açoriana, o Troféu Ilha de Santa Catarina, irá para a E. B. Professora Maria Dutra Gomes, de Itajaí.

O troféu Açorianidade Especial 2019, por sua vez, irá para o Professor Vilson Francisco de Farias, de Palhoça.

Além da entrega das premiações, o evento também será o Lançamento Oficial do 26º Açor, que acontecerá em Penha de 22 a 24 de novembro. A Festa terá cerca de 70 apresentações culturais, além de exposições e outras atrações, vindas de cerca de pelo menos 40 delegações de cidades com colonização açoriana no estado.

 

 

PREMIADOS PELO TROFÉU AÇORIANIDADE 2019

Troféu Ilha Terceira (Grupo Folclórico): Foliões do Espírito Santo – Penha.

Troféu Ilha de São Jorge (Personalidade): Paul Henrique Neto – Bombinhas.

Troféu Ilha do Pico (Mestre dos Saberes e Fazeres): Vitor Manoel Lucinda – Porto Belo.

Troféu Ilha do Faial (Administração Municipal): Prefeitura de Porto Belo.

Troféu Ilha Graciosa (Pesquisador e Historiador): Cláudio Bersi de Souza – Penha.

Troféu Ilha do Corvo (Artesã): Josiane da Rosa Ferreira – Balneário Gaivota.

Troféu Ilha de Santa Maria (Veículo de Comunicação): Jornal Içarense – Içara.

Troféu Ilha de Santa Catarina (Escola de Ensino Fundamental ou Médio): E. B. Professora Maria Dutra Gomes – Itajaí.

Troféu Açorianidade Especial 2019: Professor Vilsson Francisco de Farias – Palhoça.

Troféu AÇOR 2019: Prefeitura de Penha.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS