sexta, 29 de março de 2024
Geral
Foto: Divulgação
23/10/2019 | 16:06

2ª Encontro da Guitarra Catarinense recebe os músicos Alegre Corrêa e Leo Garcia

Itajaí recebe nesta quinta-feira (24) os guitarristas Alegre Corrêa e Leo Garcia para um workshow gratuito sobre “Criação e Composição”. O evento faz parte do 2º Encontro da Guitarra Catarinense e ocorre na Escola de Música Arte Sonora, a partir das 19h30. O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.
 
Com trajetória consolidada na música instrumental e forte atuação na área da composição, os músicos convidados vão compartilhar suas experiências com criação, debater técnicas e falar sobre o mercado profissional. O workshow é destinado a estudantes e profissionais da música, além de amantes da guitarra e comunidade em geral. Após o bate-papo, haverá um pocket show. 
 
"O projeto tem como objetivo contribuir na qualificação dos músicos da cidade e valorizar a importância da guitarra na música popular. Convidamos toda comunidade para participar desse momento de troca de informações e para ouvir música de qualidade", destaca o idealizador do Encontro da Guitarra Catarinense, Micael Graciki.
 
O workshow ocorre no auditório da Escola de Música Arte Sonora, localizada na Rua Amâncio Coelho, 72, Centro de Itajaí. Mais informações pelo telefone (47) 2125-1513 ou site www.escolaartesonora.com.
 
O projeto é uma realização da Escola de Música Arte Sonora e da MIGRA Produções Culturais. Tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com isenção fiscal da APM Terminal, e apoio da Fundação Cultural, Prefeitura de Itajaí, Sardinhas Bar & Bistrô e Al Fero Birrifico.
 
Sobre os convidados
 
Alegre Corrêa (Passo Fundo/RS) é músico autodidata, com 40 anos de carreira. Iniciou sua trajetória em bandas de baile, mas logo passou a se dedicar à composição. Em 1988, mudou-se para a Áustria, onde consolidou sua carreira tocando com grandes músicos da World Music, dentre eles Joe Zawinul. Ao longo de sua trajetória, Alegre ganhou vários prêmios, sendo os mais importantes: “CD do ano” (Hanskoller Prize – Áustria 2002), “Músico do Ano” (Hanskoller Prize – Áustria 2003) e, com o grupo de Joe Zawinul, o “Grammy Awards” (EUA 2009). Gravou 13 álbuns solo como compositor, arranjador e instrumentista, além de ter tocado com a Orquestra de Hannover (ALE), Tonkünstler Orquestra (AUS), Bruknerhaus Orquestra e Tonkünstler Orchestra no Musikverein em Viena.
 
Leo Garcia (Porto Alegre/RS) é músico profissional desde 1986. Depois de intensa atuação como músico e professor no cenário musical gaúcho, onde dividiu o palco com Adriana Calcanhoto, entre outros nomes, passou a residir em Portugal. No exterior, estudou improvisação de guitarra jazz. Retornou ao país e atualmente reside em Florianópolis (SC). Seu trabalho autoral concentra-se na área da música instrumental, tendo várias de suas composições premiadas em festivais. Já dividiu o palco com artistas renomados, como Yamandu Costa, João Bosco, Oswaldo Montenegro, entre outros. É graduado em Licenciatura da Música pela UDESC e atualmente tem se dedicado ao seu trabalho autoral, o Leo Garcia Quarteto, onde atua principalmente ao piano.
 
Confira a programação completa do projeto:
 
WORKSHOWS - 19h30 - Auditório da Escola de Música Arte Sonora
 
Data: 24/10
Convidados: Alegre Corrêa e Leo Garcia
Tema: Criação e Composição
 
Data: 07/11
Convidados: Cristiano Ferreira e Mauro Albert
Tema: Blues e Jazz Manouche 
 
Data: 26/11
Convidados: Eduardo Pimentel e Renato Pimentel 
Tema: O Conceito de Guitarra em Diferentes Lugares do Mundo
 
JAM SESSIONS - 20h - Sardinhas Bar & Bistrô
 
Data: 9/11
Grupo de abertura: Micael Graciki (guitarra), Luan Cavalleri (piano), Felipe Dias (baixo) e Rafael Vieira (bateria)

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS