sexta, 19 de abril de 2024
Geral
21/10/2019 | 12:22

Materiais recicláveis da 33ª Marejada serão reaproveitados pela indústria como matéria-prima

Quem visita a 33ª Marejada logo se impressiona com a limpeza do evento. Não é para menos, com a política de sustentabilidade para redução do plástico descartável, a festa também tem a própria Central de Resíduos Sólidos. Diariamente os materiais são separados entre orgânicos, rejeitos e recicláveis para a destinação correta. A medida permitirá que os resíduos sejam reaproveitados pela indústria local como matéria-prima.

O cuidado com o lixo começa nos bastidores. A equipe de limpeza da festa passou por um treinamento para separar corretamente o lixo das mesas – o objetivo é não misturar ou sujar os materiais potencialmente recicláveis. Nos restaurantes a separação também é uma exigência da organização da Marejada.

De dentro da festa, os materiais vão para a Central de Resíduos Sólidos, montada atrás do palco Sardinha na Brasa, e comandado pela Cooperativa dos Coletores de Material Reciclável (Cooperfoz). Lixo orgânico e rejeitos vão para o aterro sanitário. Já os resíduos recicláveis, após a separação pela equipe, são colocados em tonéis identificados e levados para a cooperativa.

Ao final desta edição da Marejada, a eficiente coleta seletiva do lixo vai permitir que os resíduos sólidos virem matéria-prima para a indústria local. A Cooperfoz tem uma parceria com empresas para devolver à cadeia produtiva os resíduos que seriam descartados – é o que chamamos de economia circular.

“Desenvolvemos um plano para gerenciamento dos resíduos sólidos com o objetivo de potencializar o reaproveitamento dos materiais descartados na festa. Só irá para o lixo aquilo que realmente não puder ser reaproveitado. Além de todo o ganho ambiental, ainda contribuímos com a geração de emprego e renda para pessoas que trabalham com a reciclagem”, afirma a engenheira responsável pela Central de Resíduos, Audrey Nührich Ferrão Flamia. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS