sexta, 19 de abril de 2024
Geral
21/10/2019 | 12:16

75% dos brasileiros dão preferência a produtos de empresas responsáveis

Uma pesquisa nacional apontou que 98% dos consumidores do país acreditam que o consumo inadequado ou excessivo dos recursos naturais do planeta gera impactos no meio ambiente, como mudanças climáticas, falta de água e poluição do ar. Apesar da conscientização, quase todos (97%) têm dificuldade em adotar práticas de consumo diferentes no dia a dia.

Os dados mostram que o brasileiro ainda é considerado um consumidor em transição: mais da metade (58%) mantém práticas de consumo consciente, mas com frequência aquém do necessário. Outros 29% são considerados conscientes e 13% são os pouco ou nada conscientes. Os dados são da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

A pesquisa mostrou que a origem do produto consumido importa para 75% os consumidores. A preferência é por itens fabricados por empresas que investem em projetos sociais ou ambientais. Além disso, 53% diz que quer assegurar que a própria alimentação será mais saudável e 47% buscam segurança na qualidade do produto. 

“Embora muitos não consigam definir corretamente o que vem a ser o consumo consciente, a percepção em relação às próprias ações no dia a dia é positiva. Apesar disso, a pesquisa sugere que, sob alguns aspectos, essa autoimagem não corresponde totalmente à realidade”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Entre as dificuldades mencionadas pelos entrevistados para a falta de hábitos mais responsáveis são alto preço dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos em separar o lixo para a reciclagem (32%). Além disso, 30% reconhecem não conseguir reduzir a quantidade de lixo gerado e outros 30% enfrentam barreiras em engajar os vizinhos nessa prática.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS