terça, 16 de abril de 2024
Geral
11/10/2019 | 17:14

Secretaria de Saúde recomenda vacinação contra o sarampo nas festas de outubro

Quem for curtir as festas de outubro em Santa Catarina, como a Marejada, Oktoberfest, Fenarreco e outras, deve estar vacinado contra o sarampo. A recomendação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí. A doença é altamente contagiosa e uma pessoa contaminada pode transmitir para até 18 pessoas. A única forma de prevenção é por meio da vacina, que está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

“O Brasil enfrenta surtos de sarampo em vários estados e muitos turistas, que podem ter contraído a doença, estarão circulando pelas festas do Estado. Por isso, é importante estar imunizado para curtir a festa tranquilamente”, orienta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.

Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação ou documento de identidade.

Campanha de vacinação seletiva

Neste mês, também começou a campanha de vacinação seletiva contra o sarampo. A primeira etapa da ação é para imunização de crianças que já completaram seis meses até menores de cinco anos. O Dia D de vacinação será no sábado, 19 de outubro, quando as unidades de saúde abrirão das 8h às 17h.

Bebês de seis meses precisam tomar a chamada dose zero da vacina contra o sarampo. Ao completar um ano, eles recebem uma dose da vacina Triviral (sarampo, caxumba e rubéola) e com 1 ano e 3 meses é aplicada a vacina Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Os adultos serão contemplados com a intensificação da vacina a partir de novembro, porém quem não está com a vacinação em dia pode se dirigir até uma unidade de saúde para ficar protegido contra a doença. Até 29 anos é necessário ter comprovado na carteira duas doses contra o sarampo. Já pessoas entre 30 e 49 anos precisam tem uma dose comprovada. Os profissionais de saúde também devem ser imunizados com duas doses, independentemente da idade.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS