quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/10/2019 | 18:37

Porto de Itajaí participa como palestrante de evento do Ministério do Meio Ambiente.

A Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Gerência de Meio Ambiente, participou do seminário “Estratégias para o Combate ao Lixo no Mar”.  O evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Marinha do Brasil, no dia 20 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Representando a Autoridade Portuária, a engenheira ambiental, Médelin Pitrez dos Santos, que coordena a Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, palestrou no Painel 4 com a temática “Do diagnóstico à gestão efetiva do lixo no mar”.

 

O convite ao Porto de Itajaí foi motivado, principalmente, pela realização do projeto “Juntos pelo Rio”. O evento, que está em sua 8ª edição, se consolidou como uma importante ação na limpeza do rio e, consequentemente, do mar, tornando-se nos dias de hoje como uma referência nacional no combate à poluição de áreas navegáveis.

 

Médelin explica que em 2011, durante a realização de uma obra de dragagem do canal, a equipe do porto percebeu a quantidade de sujeira que era depositada no rio e que isso gerava prejuízos ambientais e também econômicos, tanto para o setor portuário, pesqueiro e até turístico.

 

“No ano seguinte, com a chegada da Regata Internacional Volvo Ocean Race - precisávamos fazer alguma coisa, pois o mundo inteiro estaria olhando para nosso rio.  Foi aí que, aproveitando as equipes da Volvo e o apelo ambiental que a regata promove, organizamos a primeira edição”, pontua Médelin.

 

A realização do evento tem mobilizado voluntários e entidades como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Delegacia da Capitania dos Portos (Marinha), Prefeitura Municipal de Itajaí, Câmara de Vereadores de Itajaí, o SEMASA - que atua diretamente na organização, entre outros órgãos públicos e de classe, assim como também empresas privadas que auxiliam anualmente no projeto. Na edição deste ano, participaram 1200 voluntários, e na oportunidade fizeram o recolhimento de nove toneladas de lixo.

 

A gerente de Meio Ambiente ressalta ainda que essa é uma ação pontual, mas promove a conscientização da população sobre os cuidados com a geração e o destino no lixo e é isso que torna sua realização importante para toda a comunidade:

 

“O programa Juntos pelo Rio foi fundado aqui, mas ultrapassou os limites portuários. O envolvimento de todos, inclusive das outras cidades que compõe as bacias desses rios, é o que garante o sucesso desse evento e torna a ação mais efetiva. Nós dependemos do rio para sobreviver, por isso precisamos cuidar bem dele”, acrescenta.

 

Itajaí é pioneira em ação de combate ao lixo no mar.

 

Durante a realização da regata internacional Volvo Ocean Race em 2018, Itajaí foi a primeira cidade da América Latina a assinar uma carta em que se compromete com a limpeza dos mares. A assinatura faz parte da “Campanha Mares Limpos” da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva organizações, governos e pessoas do mundo inteiro na luta em defesa dos oceanos.

 

O compromisso assumido em 2018 e a definição do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, motivaram a instituição da Comissão Intersetorial de Combate ao Lixo no Mar, da qual a Autoridade Portuária é integrante. O decreto nº 11.594, de 17 de abril de 2019, define a criação da comissão e da campanha “Itajaí de Mares Limpos”, que prevê uma série de práticas que incentivem a prevenção e o combate à poluição marinha.

 

Paralelo as atividades da Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, está a administração municipal, que através da Prefeitura de Itajaí, coordena diversos programas voltados em defesa do meio ambiente, merecendo destaque um dos principais: Projeto “Itajaí mais linda e bem cuidada”, cujo atendimento está associado diretamente aos cuidados com o saneamento básico e destino do lixo, que são fundamentais para a limpeza dos mares, pois evitam que a poluição chegue ao mar.

 

“Até mesmo o lixo que jogamos no chão pode poluir rios e mares. Por isso o motivo de tanta conscientização e o envolvimento de todas as esferas da sociedade, seja ela da sociedade civil organizada, privada ou pública, tratando sempre como muito importante para a preservação dos oceanos”, conclui Médelin.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS