sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/10/2019 | 11:46

Florianópolis e Bombinhas têm novas localidades liberadas para consumo e comercialização de moluscos

Desde a última sexta-feira (04), as localidades de Costeira do Ribeirão e Freguesia do Ribeirão, em Florianópolis, e Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas, estão liberadas para comercialização e consumo de ostras, mexilhões, berbigões, vieieras e seus produtos, tanto nos costões, quanto beira de praia.

A desinterdição dos cultivos acontece após dois resultados negativos consecutivos, com a demonstração pelas análises de que as concentrações de toxina diarreica nos moluscos bivalves da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. As análises são repetidas semanalmente.

            Permanecem liberadas apenas para a comercialização e consumo de ostras

Seguem liberadas para a comercialização e o consumo de ostras as localidades de Perequê, Ilha João da Cunha e Araça, no município de Porto Belo, e Ponta do Papagaio, em Palhoça. Permanece a interdição para mexilhões, vieiras e berbigões destes locais.

Conforme o gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria da Agricultura, Sérgio Winckler, ostras e mexilhões se comportam de forma diferente diante das concentrações de algas tóxicas, por isso a desinterdição é parcial. “Existem diferenças nos sistemas de filtração dos moluscos. A ostra concentra menos toxinas, por isso foi possível a sua liberação antes dos mexilhões”.

            Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.    


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS