quinta, 18 de abril de 2024
Geral
07/10/2019 | 17:07

1ª Semana do Bem-Estar Animal reúne três mil pessoas com programação gratuita

Animais e humanos juntos por uma sociedade livre dos maus-tratos. Assim foi encerrada a 1ª Semana do Bem-Estar Animal, no sábado (5), com diversas atrações gratuitas na Praça Genésio Miranda Lins (Beira-Rio). Os cinco dias de evento foram realizados pelo Instituto Cidade Sustentável (ICS) e reuniram um público estimado de três mil pessoas. A conscientização sobre responsabilidade com animais norteou toda a programação.

“A recepção que tivemos com o evento foi positiva, nosso povo participou de uma maneira otimista para melhorar a relação entre pessoas e animais de estimação. Agora a ideia é fixar a Semana do Bem-Estar Animal como parte do calendário de eventos do Município”, expressa Rafael Xavier, diretor executivo do Instituto Cidade Sustentável.

O destaque do encerramento foi o Desfile do Cão Mais Estiloso, em que donos de doze cães não economizaram na criatividade para fantasiar os pets. Meteoro foi o vencedor do concurso com 29 pontos e levou para casa um kit com cama iglu, ração e acessórios. O cachorro é uma mistura entre as raças pitbull e bull terrier, tem 10 anos e mora no bairro São Judas, junto do dono Luís Fernando Molleri.

Em segundo lugar ficou Negão, de sete anos e sem raça definida. O cachorro de Ana Carolina Fank, do bairro Fazenda, ganhou o prêmio com cama americana, xampu e biscoitos. Floquinho completou o pódio, cão sem raça que estava à espera de adoção no local. Vestido de cachorro-quente, o animal ganhou petiscos e brinquedos. Logo após, a cãominhada ocorreu em volta da praça com os animais do evento.

Outra atração foi o cavalo Destemido, de quatro anos, que ficou na Beira-Rio para interagir com o público. O dono João Sávio Poltronieri, veterinário e gerente da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), orientou os interessados para entenderem mais sobre o animal.

A Feira de Doação de Mudas de Árvores Nativas distribuiu 150 plantas aos residentes de Itajaí e as espécies mais doadas foram pitanga (40), jabuticaba (30) e araçá-boi (21). A Feira de Adoção de Animais também atraiu a atenção de quem passou pelo Centro, com os animais da UAPA à disposição para receber um novo lar.

Castrações

A Unidade Móvel de Castração foi o ponto alto da 1ª Semana do Bem-Estar animal, com 500 castrações realizadas. O Município de Itajaí realizou o investimento de R$ 70 mil para que os procedimentos cirúrgicos fossem realizados sem custos à população. A medida foi pensada para diminuir a reprodução desordenada de cachorros e gatos na cidade.

A Semana do Bem-Estar Animal foi instituída pela Lei Municipal n° 6.958/2018, com projeto de autoria da vereadora Renata Narcizo. Além disso, apoiaram o evento as secretarias de Obras, Saúde, Segurança Pública/Codetran, Educação, Cultura, Comunicação, Urbanismo, Administração e Gestão de Pessoas, Governo, Fazenda e Semasa.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS