quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Divulgação
07/10/2019 | 14:31

Observatório Social de Itajaí fará parte do conselho consultivo do planejamento estratégico do município

No grande Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, que projeta a cidade até 2040, o Observatório Social terá um espaço como entidade consultora.Participar ativamente da sociedade acompanhando a administração pública nas chamadas em licitações, apontando e cobrando soluções para situações nas comunidades.

A afirmação foi feita na terça-feira (1), na última reunião dos voluntários do Observatório Social pelo Chefe de Gabinete do prefeito Volnei Morastoni, Giovani Testoni, convidado para o encontro. É um plano da prefeitura que estipula metas a serem cumpridas a longo prazo. O projeto tem como ponto forte planejar a cidade com o auxílio da população através de consultas públicas.

Além falar sobre o planejamento estratégico, Testoni traçou um panorama geral da administração pública de Itajaí e completou dizendo que o Observatório Social não é uma instituição fiscalizadora e sim uma entidade que soma para auxiliar nas tomadas de decisões que possam refletir de forma positiva no município.

A participação do chefe de gabinete na reunião faz parte de uma ação de trazer à administração pública para detalhar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em prol do município. “Queremos ouvir a administração pública”, pontua o presidente da instituição, Paulo Sabatke Filho.

O Observatório Social de Itajaí trabalha nesse momento com a cobrança na manutenção dos corrimões ao longo da orla de Itajaí, instalados desde Cabeçudas até a Praia da Atalaia. O controlador do município, Rafael Luiz Pinto, afirmou que a secretaria de obras fará a manutenção. Um ofício já foi enviando à secretaria questionando quando as obras vão iniciar e o tempo de duração. O Observatório aguarda uma resposta oficial sobre o serviço.    

 

Sobre o Observatório Social

O Observatório Social foi instalado em Itajaí em 2008. É um braço do Observatório Social do Brasil. O modelo começou em 2006 na cidade de Maringá no Paraná para o controle dos gastos públicos. É formado pela sociedade civil organizada, pessoas que de forma voluntária se reúnem para avaliar a gestão pública. São em torno de 140 unidades em 16 estados. De 2013 até 2017 a atuação dos observatórios gerou uma economia que ultrapassa a 3 bilhões de reais e despertou um olhar diferenciado sobre a transparência pública. Em Itajaí acompanha as licitações e ações da prefeitura e da Câmara de Vereadores.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS