quinta, 18 de abril de 2024
Geral
03/10/2019 | 17:47

Secretaria de Saúde promove curso sobre acolhimento aos pacientes suicidas

A Secretaria de Saúde de Itajaí promoveu uma capacitação com o tema “O anseio da morte como grito de vida: acolhimento e intervenção com o paciente suicida” para profissionais do município. A ação foi promovida pelo Departamento de Atenção à Saúde, por meio do Programa de Educação Permanente em Saúde de Itajaí (PEPSI), para todos os servidores que trabalham nos serviços de urgência e emergência: Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro Integrado de Saúde (CIS) e do bairro Cordeiros, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O principal objetivo do curso foi promover conhecimento acerca da complexidade e da construção do comportamento suicida, conscientizando os profissionais sobre a necessidade do acolhimento e do manejo humanizado destes pacientes e de suas famílias ou acompanhantes. A ação também é alusiva à campanha Setembro Amarelo.

Para a responsável pelo PEPSI, Edna dos Santos Carvalho Laverde, o treinamento tem relevância especial, uma vez que visa debater a problemática do suicídio, estimulando que os profissionais repensem uma prática de acolhimento e atendimento mais humana, empática e livre de julgamentos. “Dessa forma, a relação entre o usuário e a rede de saúde tende a fortalecer-se e a efetividade do tratamento ser mais concreta”, ressalta.

Suicídio

O termo “suicídio” significa ação de matar, ou seja, é um ato que consiste em pôr fim intencionalmente em sua própria vida. No mundo, a cada 3 segundos há uma tentativa de infringir contra a própria vida e, a cada 40 segundos, uma dessas tentativas têm êxito. Além disso, o suicídio é a terceira causa de morte na faixa etária entre 15 a 35 anos, e tem crescido significantemente entre os idosos e crianças.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS