sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/09/2019 | 16:46

Gerência do Meio Ambiente realiza Semana de Treinamento para Brigada de Incêndio

A Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua Gerência de Meio Ambiente (GEAMB), promove entre os dias 23 e 28 de setembro, o curso de Treinamento de Formação e Reciclagem da Brigada de Incêndio. O Objetivo é atualizar as práticas de atendimento em situações de urgência e emergência.

 

O treinamento acontece todos os dias em períodos matutino e vespertino no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí e inclui aulas teóricas, práticas e simulados de emergência. Além do auditório, os participantes estão atuando diretamente na área primária do Porto e em Barra Velha.

 

A empresa JRP Treinamentos é a responsável por ministrar o curso. O instrutor Jean Carlos Sanson explica que a temática abordada, está de acordo com a com a NBR 14.276, que normatiza a criação, funcionamento e manutenção de uma brigada de incêndio.

 

“O curso inclui três tópicos principais: prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros e abandono e evacuação de área. A partir disso foram trabalhados conhecimentos mais específicos como entorse, fratura, luxação, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, contenção de hemorragia, uso de extintores, uso correto de mangueiras, controle de gás e eletricidade, entre outros”, ressalta.

 

Médellin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, ressalta que a o a Brigada é composta, de forma voluntária, por colaboradores de várias empresas que atuam dentro do Porto, como Guarda Portuária, APM Terminals, OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) e servidores da Autoridade Portuária (Superintendência):

 

“O objetivo da Brigada de Incêndio é oferecer pronto atendimento em situações de emergência e oferecer o primeiro atendimento à ocorrência até a chegada da ambulância ou do Corpo de Bombeiros. Para esse treinamento cerca de 50 colaboradores estão inscritos em duas turmas, uma no período matutino e outra no período vespertino”, acrescenta.

 

Nessa quinta-feira, 26, conforme previsto no cronograma, os brigadistas participaram de uma simulação de emergência no prédio administrativo da Superintendência e do CIA – Centro Integrado de Atendimento, com o objetivo de treinar o que aprenderam e corrigir supostas falhas.

Também nesta quinta-feira, comemora-se o Dia do Bombeiro no Estado de Santa Catarina. São 93 anos de fundação dedicados aos catarinenses, cujos serviços dos profissionais que atuam no combate a incêndio e diversas situações de risco, são referência no país.

 

Envolvidos anualmente nos treinos de combate a incêndio, a corporação de bombeiros, através do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí, atua com precisão e acima de tudo, sempre com muita disposição para orientar os participantes:

 

“Treinamento difícil, combate fácil! Quando os treinos são executados no que tange ao combate a incêndios ou outros riscos a vida humana, em empresas, instituições, e até mesmo na residência do cidadão, nunca será demais saber quando surge o sinistro, o que fazer, para onde correr, como auxiliar pessoas em situação de risco, como enfrentar o medo, entre outros métodos essenciais. Essa iniciativa da superintendência cada ano melhora e sempre estaremos à disposição para atuar e passar conhecimento aos servidores”, analisa Marcelo César Gama, 3º Sargento do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí.

 

Na sexta-feira, 27, a simulação acontecerá na área primária do Porto e contará com o apoio de diversos órgãos da segurança pública.

“Essa será a primeira evacuação geral e servirá para mensurar os tempos de saída das pessoas que ocupam as instalações, chegada do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, e corrigir os possíveis erros melhorando o que já temos. Dessa forma a gente consegue manter a integridade das instalações e preservar as vidas humanas”, explica o instrutor Jean Carlos Sanson.

A semana de treinamentos acontece anualmente, e mostra o compromisso da Superintendência do Porto de Itajaí com a segurança de seus servidores e todas as pessoas que podem ser impactadas por possíveis acidentes na área portuária.

No sábado as atividades serão encerradas com uma prática no centro de treinamento do Corpo de Bombeiros Voluntários do município de Barra Velha. Para Jean, essa prática de campo é fundamental para os alunos vivenciarem algumas ações que não são possíveis de serem realizadas nas dependências do Porto.

Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária ASCOM/SPI.

Fotos: Fabricio Pereira e Ana Paula Baticini.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS