quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/09/2019 | 09:58

Navegantes: Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal triplica o número de atendimentos

A equipe do Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Animal de Navegantes – o DABA, nos 18 dias do mês de setembro realizou 159 castrações. Dos caninos foram castrados 49 fêmeas e 42 machos, já dos felinos foram 28 fêmeas e 40 machos. De acordo com o coordenador do DABA, Eliezer Pedrozo, ao somar com os 41 procedimentos registrados pela clínica conveniada - foram prestados um total de 200 atendimentos.

“Isso que o mês de setembro ainda não finalizou e os dados já apontam que triplicamos a quantidade de atendimentos para os animais em situação de urgência e emergência. Vale destacar, que mesmo em fase de mudança para a nova sede, o DABA promoveu 97 adoções para os animais que estavam em situação de rua,” ressaltou.

Outubro Rosa Pet

O DABA estará realizando no mês de outubro uma ação especial de castração. Neste mês, a prioridade é a castração de cadelas e gatas.  A equipe pretende fazer a castração de 220 fêmeas.

“A castração é um importante método de prevenção de tumores mamários em animais castrados.  As prioridades serão para os animais de rua, os que estão na lista de espera e os encaminhados pelas ONGs. Faremos também um mutirão num sábado de outubro para a castração de 100 machos,” explicou o coordenador.

Os moradores que monitoram as fêmeas de rua poderão estar enviando um email para o DABA: dabanavegantes@hotmail.com. É preciso anexar as fotos do animal, o nome da rua e do bairro, solicitando a castração. “Para a castração dessas fêmeas em situação de rua, o morador que solicitar a esterilização deverá se comprometer em cuidar do animal no pós-operatório,” esclareceu.

Novembro Azul Pet

Em novembro está programada uma ação voltada para esterilização dos cães e gatos. A previsão é a castração de 400 machos e 50 fêmeas. “O processo contribui para o controle populacional de cães e gatos. Desta forma toda a equipe do DABA juntamente com as pessoas preocupadas com a causa animal estarão nesta força-tarefa nestes dois meses para a realização de um maior número de castração,” finalizou.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS