quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/09/2019 | 11:30

Univali homenageia personalidades que contribuíram para a sua história

Na noite da última quinta-feira, 19 de setembro, realizou-se o evento oficial de aniversário da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com a outorga do título doutor Honoris Causa aos professores Arturo San Feliciano, da Universidade de Salamanca, e Cesar Luiz Pasold, primeiro coordenador do programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da Univali. A noite também foi palco de homenagens a personalidades de Itajaí e região que contribuíram para a história da Instituição.

Além da comemoração pelos 55 anos de ensino superior em Itajaí e início do que é hoje a Univali, a sessão solene também celebrou os 30 anos de reconhecimento da Instituição como universidade e os 40 anos do Colégio de Aplicação (CAU). O evento reuniu o Conselho Gestor, professores, autoridades, convidados e imprensa.

“Hoje, reunimos pessoas que, mais do que convidados, são parte dessa trajetória. Nascemos da mobilização popular e a nossa história sempre foi pautada nas necessidades da comunidade. Todos os dias, renovamos esse compromisso, buscando, entre outras ações, proporcionar acesso ao ensino superior de qualidade", afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho. Em seu discurso, ele também salientou que o tempo permitiu transformações importantes, consolidando uma universidade que hoje apresenta-se de forma inovadora, multicultural, transnacional e conectada. “Implantamos uma moderna organização pedagógica, por meio das Escolas do Conhecimento, nas quais ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização se entrelaçam para estimular novas perspectivas aos estudantes", ponderou o reitor.

 

Os doutores Honoris Causa

Arturo San Feliciano é doutor em Química Orgânica e licenciado em Ciências Químicas pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Possui Bacharelado em Trabalho Elementar com Revalidação na Modalidade Agropecuária pelo Instituto do Trabalho Peñaranda de Bracamonte, Bacharelado em Trabalho Superior com Especialidade em Pragas do Campo e Especialização em Fitopatologia pela Universidade Laboral de Córdoba. Atua na área de química medicinal e produtos naturais e ocupou inúmeros cargos de destaque no cenário internacional, além de ter uma extensa produção científica. Sua indicação ao título deve-se ao espírito de cooperação e aos significativos serviços prestados em prol do ensino, da pesquisa e da inovação na Univali. Ele contribuiu para o desenvolvimento de pesquisas de ponta na área de produtos naturais bioativos e de química medicinal, desde a implantação do Núcleo de Investigações Químico-Farmacêuticas (NIQFAR), em 1995. Além disso, por meio dele, a Univali passou a participar de atividades de pesquisas em redes internacionais do Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnología para el Desarollo (Cyted), com a formação de professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Farmacêuticas. Nesse contexto, também com a participação do professor da Universidade de Salamanca, destaca-se a coordenação da Univali na Rede de Estudo e Aproveitamento Sustentável de Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico e na Rede Ibero-americana de Investigação em Câncer. Estes envolvimentos têm gerado avanço nas pesquisas na área de síntese e de produtos naturais bioativos, viabilizando a formação de mais de 8 mil jovens pesquisadores em atividades e eventos ibero-americanos, dentre eles estão pesquisadores vinculados à Univali.

Cesar Luiz Pasold é natural de Blumenau (SC), pós-doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná, doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Saúde Pública pela USP, especialista em Saúde Pública pela USP e graduado em Direito pela UFSC. Pasold tem contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino, especialmente na pós-graduação. Ele foi o primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Univali e permanece como docente nos cursos de Mestrado e Doutorado. Sua produção intelectual e técnica são notórias, é autor de inúmeras obras e artigos científicas e docente há mais de 50 anos. É presidente da Academia de Letras Jurídicas (2017-2020), vice-presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (2017-2019), já orientou 91 dissertações e 29 teses de doutorado.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS