quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/09/2019 | 11:13

Balneário Piçarras: Banda do CIEF cria música em ação de prevenção ao suicídio

A Banda do CIEF determinou o tom da caminhada de sensibilização social a respeito do "Setembro Amarelo" - mês voltado a ações de prevenção ao suicídio. Com uma canção elaborada exclusivamente para o ato, as vozes e os instrumentos do grupo ecoaram pelo centro de Balneário Piçarras na manhã de terça-feira, 10 - data considerada como o Dia D da campanha.

 

"O remédio 'pro' problema não é o suicídio não. A alegria não foi embora, apenas está no coração", dizia uma estrofe da canção "Setembro Amarelo", criada pelos próprios alunos e os dois professores da Banda: Waltenei Ribas e Geferson Luz Pinheiro. A Banda do CIEF tem 30 membros.

 

Ao longo do trajeto, a equipe da Secretaria de Saúde fez a entrega de um folder com informações estratégicas sobre o tema. Nele, há dicas de onde procurar ajuda, mitos e verdades, estatísticas e o que fazer em caso de ideação suicida. No folder, a Secretaria utilizou recente campanha do Ministério Público (MPSC): Não se esconda atrás do emojis.

 

"A temática do suicídio precisa ser abordada com enorme respeito e cuidado", observa a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado. Por conta disso, a Secretaria de Saúde vem realizando capacitações de seus profissionais sobre a temática de identificação, abordagem e manejo de pessoas com ideações suicidas.

 

"Precisamos ter a capacidade de identificar os sinais dados pelas pessoas com ideações suicidas e iniciar o diálogo, uma orientação", reforçou a secretária. A secretária reforça que é preciso discutir o assunto para mostrar às pessoas que há um corpo técnico preparado para ajudar quem vem passando por momentos delicados.

 

O Centro de Atenção Psicossocial de Balneário Piçarras (CAPS) tem uma procura muito grande por ajuda "de pessoas que pensam em tirar a própria vida por conta de depressão, problemas pessoais, bipolaridade, esquizofrenia e vícios com drogas", afirmou a enfermeira do CAPS, Giovana Mellies.

 

Música da Banda CIEF

 

Setembro Amarelo
É um tema difícil de tratar
Setembro Amarelo
'Tá' aqui pra ajudar

 

O CIEF está aqui 'co' essa missão
Para o começo preste muita atenção

 

O remédio 'pro' problema
Não é o suicídio não
A alegria não foi embora
Apenas está no coração

 

Esqueça seus problemas
O tédio, o ódio e rancor
Não cometa esta loucura
Sua vida tem valor


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS