sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/09/2019 | 18:15

Mais de 250 pessoas são vacinadas contra febre amarela em força-tarefa

A força-tarefa de vacinação contra febre amarela na localidade do Brilhante imunizou 257 pessoas neste sábado (14). A intensificação da vacina é uma medida preventiva adotada por conta da morte de um macaco na região. Equipes da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil percorreram as ruas do bairro para vacinar os moradores nas casas.

Ao todo, 10 equipes, compostas por 33 pessoas, participaram da ação na localidade. Além de passar nas casas das famílias verificando as cadernetas de vacinação, uma equipe imunizou moradores que estavam em uma igreja evangélica do bairro. No local, 34 pessoas fizeram a vacina contra a febre amarela.

“Todos os moradores receberam muito bem as equipes da força-tarefa. Agora faremos a verificação no sistema para saber se ainda existe alguma área sem cobertura”, comenta o gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira.

Medida preventiva

Na quinta-feira (12), a Vigilância Epidemiológica de Itajaí foi acionada para investigar as circunstâncias da morte de um macaco. O animal da espécie bugio foi encontrado por cães na localidade do Brilhante. Embora não se tenha a confirmação da causa da morte, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) orienta a vacinação da população no entorno como medida preventiva.

A febre amarela é uma doença transmitida por mosquitos silvestres do gênero Sabethes e Haemagogus. O macaco não transmite a doença, mas sinaliza a presença do vírus em determinada região. Estes animais também são vítimas da doença e são os primeiros a serem afetados por viverem nas matas, mesmo local que os mosquitos transmissores.

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Itajaí ressalta que a vacina é a única forma de evitar a transmissão da doença. A febre amarela pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas costas, mal estar, calafrios, náuseas, tonturas, dor abdominal ou olhos e pele amarelados. Nesses casos, a recomendação é buscar atendimento médico o mais breve possível.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, ainda falta vacinar 32 mil pessoas contra a febra amarela em Itajaí e atingir a meta de 95% da população imunizada. Até o momento, a cobertura vacinal corresponde a 80% da população. Todas as unidades de saúde possuem a vacina disponível, por isso a Secretaria de Saúde reforça que a população procure a unidade mais próxima de sua casa.

“Pedimos que aqueles que ainda não tomaram a vacina procurem a Unidade de Saúde mais próxima para se imunizar. Também vamos realizar palestras nas escolas e empresas para orientar a população”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Greyce Mayer.

A vacinação é indicada para pessoas acima de nove meses de idade até 59 anos, que nunca tenham tomado à vacina. A dose é única e é oferecida nas unidades de saúde durante todo o ano. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS