sexta, 19 de abril de 2024
Geral
12/09/2019 | 15:22

DIVULGAÇÃO DO FESTIRUA MOVIMENTA FESTIVAIS DA AMÉRICA LATINA

As datas para o próximo Festirua já estão definidas. De 18 a 26 de abril de 2020, Bombinhas recebe a terceira edição do Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua. O projeto foi aprovado para captação, através do edital da Lei Federal de Incentivo à Cultura e, tanto as empresas de lucro real, quanto as pessoas físicas podem deduzir a doação do imposto de renda.

A atriz e idealizadora do festival, Sandra Baron, conta que com apenas 20% do valor total do projeto, pode-se dar início aos trabalhos de oficinas e contratação, principalmente de espetáculos ou artistas que serão o “carro-chefe” das divulgações 2020, e que vão atrair turistas neste período. Empresas que não se enquadram no lucro real podem adquirir uma das cotas de patrocínio e também participar com sua logomarca no material de divulgação.

 

Em junho deste ano, a Cia Sandra Baron foi convidada para participar do III Mercado Internacional de Artes Cênicas, em Buenos Aires, na Argentina, e teve a oportunidade de conhecer grandes artistas e programadores de Festivais da América Latina. Além do Mercado da Argentina, a companhia foi convidada para fazer apresentações e divulgar o Festirua nos festivais das províncias da Patagônia, Chaco e Medonza, e até no Uruguai.

 

“A ideia é fazer parcerias com programadores de festivais de países vizinhos, a fim de diminuir custos com artistas internacionais e de conhecer o trabalho de artistas com potencial para abrilhantar o nosso evento”, diz Sandra. “Foram 60 dias de turnê, muitos contatos e incontáveis aprendizados”, afirma. Através da divulgação na América Latina, a companhia recebeu convites para festivais na Tunísia, Rússia e Israel, que acontecem em 2020.

 

 

Sobre o Festirua

 

O festival de artes cênicas tem foco no teatro de bonecos de rua, mas também reúne outras linguagens de teatro de rua. O objetivo é contribuir para a formação de plateia, além de incrementar o turismo cultural da cidade e movimentar a economia local das três cidades que compõem a região Costa Esmeralda: Bombinhas, Porto Belo e Itapema.

 

“Queremos estabelecer as ruas, as calçadas e as praças como espaços culturais, não apenas como lugares para visitação e convivência. E junto a isso, capacitar artistas, professores e amantes da arte, através de exposições, oficinas e palestras”, conta Sandra.

 

Na primeira edição, em 2018, 43 grupos e artistas participaram, representando 7 países e 6 estados brasileiros. O público pôde prestigiar 28 atrações em apenas 8 dias de festival.

 

Já a segunda edição, que aconteceu de 27 de abril a 5 de maio deste ano, artistas de 9 países participaram (Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela, Peru, Itália, Espanha, Portugal e Índia). O festival contou com 18 apresentações teatrais, exposição de fotos em homenagem aos 30 anos de teatro lambe-lambe, palestra com as criadoras do teatro, Denise de Santos e Ismine Lima, roda de conversa sobre o teatro de rua contemporâneo, rodada de negócios e workshops.

 

O evento é gratuito e acontece em espaços alternativos como escolas, ruas e praças dos municípios do litoral de Santa Catarina que compartilham a mesma identidade cultural.

 

Para saber mais sobre o projeto e colaborar com cotas ou dedução de IR, entre em contato com a Cia Sandra Baron pelo (47) 99969 4425 ou festiruabombinhas@gmail.com.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS