sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/09/2019 | 09:55

Alunos participam de aulões preparatórios para o Sistema de Avaliação da Educação Básica

Nesta segunda-feira (9), estudantes das escolas do Polo 8 (interior) tiveram um aulão de língua portuguesa na Escola Estadual Básica Monsenhor Vandelino Hobolb, com a palestrante Narete Cristina Souza. No início do mês de agosto, os mesmos alunos tiveram aulões de matemática no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com o professor da Rede Jackson Silvano. Participaram as escolas: Martinho Gervasi, Padre José de Anchieta, Francisco Celso Mafra, Maria Perpétua Pereira, Judith Duarte de Oliveira, Professora Inês Cristofolini de Freitas, Duque de Caxias e a Escola de Campo Maria do Carmo Vieira.

“Essa é uma estratégia que encontramos para deixar os nossos alunos mais preparados e encorajados para a realização da prova, que avalia a educação básica nos municípios”, comenta a diretora da Escola Básica Francisco Celso Mafra, Luci Teresinha de Souza da Rocha.

Também na segunda-feira (9), alunos do 9º anos das Escolas Básicas Ariribá, Yolanda Ardigó e Gaspar da Costa Moraes participaram de um aulão de Língua Portuguesa, com os professores Augusto Cruz e Joana Bida Gut. Nesta terça-feira (10), os estudantes aperfeiçoarão os conhecimentos de matemática com os professores Humberto Trupell, Thiago Moreti e Rafael Borini, do Colégio Fayal, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Para os estudantes dos 5º anos destas mesmas unidades, os encontros serão nos dias 7 e 8 de outubro, também no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Próximos aulões
O Centro Educacional de Cordeiros realizará aulões, simulados e gincanas de matemática e português para os 9º anos nos dias 16 e 17 de setembro e para os 5º anos, nos dias 18 e 19 de setembro. Também no bairro Cordeiros, a Escola Básica Antônio Ramos realizará um mês inteiro de aulões e simulados preparatórios para os alunos. A final entre salas dos 5º anos será no dia 20 de setembro e a final entre as salas dos 9º anos será no dia 1º de outubro.

Os Polos 4 e 6 (São Judas e São João) realizarão aulões nos dias 24 de setembro, para os 5º anos e no dia 25 de setembro, para os 9º anos. Os encontros serão no auditório da Secretaria de Educação, no período matutino.

Na mesma data, os alunos dos 5º anos, do Polo 7 (Salseiros), participarão de um quiz na igreja do Espinheiros, pela manhã e à tarde. Para os alunos dos 9º nos, será realizado um aulão no colégio Fayal com três professores de Língua Portuguesa e três professores de Matemática, no início de outubro, com data ainda a ser confirmada.

Para os alunos dos 9º anos do Caic, haverá simulado nos dias 23 e 24 de setembro de Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente. E para os estudantes do Polo 3 (São Vicente) haverá aulões das duas disciplinas nos dias 4 e 11 de outubro, para os 5º e 9º anos, respectivamente, na quadra da Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha.

As ações acontecem em parceria entre as unidades de ensino e a diretoria da Educação Fundamental do Município. Um segundo simulado também será realizado pelo Município antes da realização da prova do SAEB. O simulado será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, envolvendo as 40 unidades escolares, que farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica, entre os dias 14 e 23 de outubro.

“Muito louvável essa atitude do Município em preparar os alunos. Com o simulado, eles já se preparam com a questão do tempo e em passar o gabarito, tudo como ocorre na prova oficial”, opina a diretora da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, Hilze Mary Vieira Leopoldo.

“A prova do SAEB é realizada de dois em dois anos, no entanto nossos professores trabalham todos os anos focando nas habilidades fundamentais para o desenvolvimento do cidadão crítico e participativo. Acreditamos que o processo de ensino e aprendizagem de qualidade acontece por meio de parcerias. Esse trabalho se tornou realidade porque tivemos muitos parceiros, profissionais competentes e comprometidos com o fazer pedagógico. Aproveito para agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho que servirá de indicador para nos aprimorarmos cada vez mais” finaliza Jacqueline Nadir Rebelo Rosa, Diretora de Ensino Fundamental. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS