quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/09/2019 | 16:54

Barra Velha: Centro de Atenção Psicossocial promove campanha de prevenção ao suicídio

O Centro de Atenção Psicossocial de Barra Velha (CAPS) inicia nessa segunda-feira (09), a campanha "Falar é a melhor solução - continue vivo!", em referência à semana de prevenção ao suicídio. A equipe especializada em saúde mental fará a entrega de material informativo em diversos pontos da cidade como postos da saúde, Prefeitura, comércios e escolas.

         Psicólogos e psiquiatras do CAPS também vão promover durante toda a semana rodas de conversa nas escolas com os estudantes, principal público-alvo da campanha. Nos dias 12 e 19 de setembro o Centro de Atenção Psicossocial realiza a palestra "Você é mais forte do que imagina", ministrada pelo psiquiatra Guilherme Duwe. O encontro marcado para às 14h na Câmara de Vereadores será aberto ao público.

         De acordo com dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Para a coordenadora do CAPS, Viviane Montanari, o primeiro passo para mudar esse cenário é a prevenção. "Podemos prevenir o suicídio e quebrar esse tabu promovendo o diálogo e compartilhando informações. Vamos trabalhar esse tema em toda a cidade, mas com foco nas escolas. Nosso objetivo é envolver mais de 400 jovens durante a campanha", explica Viviane.

         Ainda segundo a OMS, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e 32 brasileiros cometem suicídio diariamente. O Centro de Valorização da Vida (CVV), criador da campanha Setembro Amarelo, aponta alguns sinais que podem indicar que a pessoa precisa de ajuda, como: isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite e frases como "preferia estar morto" ou "quero desaparecer".

         O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é celebrado todo ano em 10 de setembro. O CVV oferece atendimento gratuito pelo site www.cvv.org.br e pelo telefone 188.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS