sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/09/2019 | 16:46

Palestra de especialistas vai marcar Dia Internacional de Combate ao Suicídio em Penha

As atividades do Setembro Amarelo da Secretaria de Saúde de Penha terão nesta semana um momento especial: a palestra dos especialistas em saúde no próximo dia 10, no Plenário Tenente Expedicionário Milton Fonseca, da Câmara de Vereadores, a partir das 14h. Neste dia, a Saúde estará mobilizada com nutricionista, dois psiquiatras e outros profissionais ligados ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O público da palestra, segundo informa a secretária Regiane Aparecida Basso, já está sendo convidado a partir de entidades e organizações de Penha. A intenção da saúde é promover ampla discussão sobre a valorização da vida e o combate ao suicídio no dia internacional dedicado a essa temática, o 10 de setembro.

Segundo a secretária de Saúde, Regiane Basso, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.  

A Secretaria de Saúde de Penha lembra que nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. E hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. No Brasil um dos mais completos serviços de valorização da vida, com atendimento e orientação chanceladas pelo Ministério da Saúde é o CVV, que atende pessoas em busca de acolhimento pelo fone 188, em qualquer parte do território nacional. Não é serviço religioso – é uma orientação cidadã a quem precisa de ajuda. 

 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS