quinta, 18 de abril de 2024
Geral
06/09/2019 | 09:51

Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra o sarampo

Cresceu o número de casos de sarampo no Brasil: foram 2.753 de junho para cá, de acordo com o Ministério da Saúde. Itajaí ainda não registrou casos confirmados da doença, devido à vigilância constante e medidas preventivas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Para reforçar a prevenção contra o sarampo, todas as Unidades Básicas de Saúde do município oferecem doses da vacina à população.

A principal medida adotada e orientada pelo Ministério foi a “dose zero”, que abrange aproximadamente 1.850 crianças de seis meses a menores de um ano de idade em Itajaí. A vacinação protege contra sarampo, caxumba e rubéola (clique e entenda).

Santa Catarina contabilizou 17 casos de sarampo em 2019, todos contraídos fora do estado. No boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (04), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) aponta que a capital Florianópolis concentra a maior incidência do sarampo no estado, com 10 pessoas infectadas. No Vale do Itajaí, as cidades de Balneário Camboriú e Barra Velha também assinalaram casos do sarampo. Itajaí está em alerta para evitar a proliferação da infecção viral em razão da proximidade com as três cidades.

Como se prevenir?

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo, além de ser segura e gratuita. Quem não tomou as duas doses da vacina, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação precisa regularizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária. A vacinação pode ser feita em qualquer Unidade de Saúde do município.

Pessoas de um a 29 anos devem receber duas doses da vacina e de 30 a 49 anos precisam ter uma dose. Os moradores de 50 a 59 anos, que viajarem para estados com surtos, devem fazer a vacinação. Pessoas acima de 60 anos que forem viajar só recebem a vacina com pedido médico.

Quem tem a comprovação de doses contra o sarampo na carteira de vacinação não precisa se imunizar novamente. Em caso de dúvidas, busque orientação nas unidades básicas, sempre com a caderneta de vacina em mãos.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral. É considerada grave, extremamente contagiosa e é transmitida pela fala, tosse e espirro. Caracteriza-se pela febre alta (acima de 38,5°C), erupção avermelhada na pele (exantema), tosse, coriza e conjuntivite.

Ao apresentar os sintomas de sarampo, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima com a carteira de vacinação e relate se viajou ou teve contato com alguém doente.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS