quinta, 18 de abril de 2024
Geral
03/09/2019 | 17:17

Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem o programa Na Pista Certa

Até a próxima sexta-feira (06), a Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes, no bairro Dom Bosco, será palco do programa Na Pista Certa. São oferecidas atividades gratuitas com foco na conscientização para o trânsito. O projeto educacional é organizado pela Fundación Mapfre e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. 

Nesta segunda (02) e terça-feira (03), o projeto já atendeu mais de 500 alunos. São estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação integral da Rede Municipal de Ensino que, através de agendamentos, vão até a Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes para receber as orientações, em um espaço cenográfico que simula o trânsito. Antes da parte prática, os alunos recebem dicas de comportamentos responsáveis e cívicos por meio de um teatro, realizado dentro de uma carreta.

“As orientações, na verdade, vão além do trânsito. Os alunos aprendem também sobre cidadania e meio ambiente. Nosso grande objetivo é estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis”, destaca a coordenadora do projeto, Graziele Matsunaga.

A aluna Mariana Soares, da EB Professora Maria Dutra Gomes, aprovou a experiência e garante que vai levá-la para o resto de sua vida.

“Aprendi sobre a importância de obedecer às placas e recebi orientações sobre segurança no trânsito. Achei muito legal e vou repassar, também, para minha família”, garante a estudante do 3º ano.

De maio até agosto deste ano, o projeto foi aplicado em sete Centros de Educação em Tempo Integral do Município. Aproximadamente 150 profissionais receberam quatro horas de formação presencial e outras 36 horas de formação à distância, através da plataforma online da Mapfre. O professor Jackson Silvano aplicou o programa com os alunos do Cedin Lucy Canziani durante três meses e está colhendo os frutos dentro da unidade.

“Trabalhamos com aproximadamente 160 alunos, a partir das indagações deles mesmo. Tudo que eles tinham de dúvida, a gente ia orientando, pesquisando em reportagens de jornais da nossa região e adaptamos algumas questões para dentro da nossa unidade”, afirma o professor.

“Hoje na nossa unidade temos placas indicando que é proibido correr, proibido jogar lixo no chão. Bem legal esse projeto. Adorei”, declara Thainara Manuela Vieira Farias, aluna do Cedin.

De acordo com a supervisora da Educação Integral do Município, Layse Sophia Pilonetto, Itajaí será a única cidade do sul do Brasil a participar do congresso do programa Na Pista Certa, em novembro, na cidade de São Paulo. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS