quinta, 18 de abril de 2024
Geral
30/08/2019 | 17:20

Itapema: UBS do Jardim Praiamar terá vacinação contra o sarampo e a febre amarela neste sábado (31/08)

O sábado (31/08) será de vacinação contra o sarampo e a febre amarela em Itapema. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Praiamar vai realizar o Dia D. O atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Convidamos todas as pessoas que não consegue ir na UBS durante a semana para que aproveitem essa oportunidade para garantir a imunização”, explicou o Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos,

Quem pode se vacinar?

A vacina da Febre Amarela é destinada as pessoas entre nove meses e 59 anos que ainda não tinham a imunização, pessoas mais de 60 anos também devem ser imunizadas, desde que sejam avaliadas pelo médico do serviço de saúde para identificar se possuem alguma contraindicação. A vacina está contraindicada para crianças menor que 6 meses de idade, histórico de reação anafilática ao ovo de galinha, imunodeprimidos.

 

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), o município continua aplicando a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – em todas as crianças com idade entre 6 e 11 meses de idade. A aplicação desta dose extra, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida preventiva para proteger os bebês desta faixa etária, já que eles estão mais suscetíveis a casos graves da doença e ao óbito. A dose extra não substitui as doses da vacina já previstas no calendário nacional de vacinação. A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Além das crianças, jovens e adultos também precisam tomar a vacina contra a doença. Quem não tomou as duas doses da vacina, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação precisa regularizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária. Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas e pessoas com idade entre 30 e 49 anos, devem tomar apenas 1 dose.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS