sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/08/2019 | 10:58

Centro de Educação Infantil realiza exposição para valorizar as diferenças

“Ninguém é igual a ninguém. Todo mundo é um estranho ímpar”. A partir do pensamento de Carlos Drummond de Andrade e das vivências dos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Luiz Gonzaga Agostinho, foi montada a exposição “Vivências de Valorização das Diferenças”. Os trabalhos ficarão expostos até sexta-feira (30), das 7h às 19h, na rua Alberto Werner, 44, na Vila Operária.

Durante todo mês de agosto, em que é celebrada a Semana de Valorização das Diferenças do Município, os 149 alunos do berçário ao Jardim 2 participaram de uma série de ações e atividades para mostrar que diferença não é defeito. Teve poesia em libras, caminhando com um pé só, caminhando sem usar a visão, caixa das sensações e muitas artes.

“Foi muito interessante porque é através da vivência que os alunos compreenderão que somos diferentes e tudo bem. É importante trabalharmos desde cedo para evitarmos o preconceito e incentivarmos o respeito com as pessoas”, enfatiza a diretora do CEI Vereador Luiz Gonzaga Agostinho, Viviane Pianezzer.

A mãe de Benício, de dois anos e oito meses, já conferiu a exposição e confessa que ficou surpresa com tantas ações diferentes propostas aos alunos. “Achei tudo muito lindo, amei de verdade! É uma aprendizagem a mais para eles e para a gente também”, comenta Haylla Rayza.

A Rede Municipal de Ensino de Itajaí tem 1032 alunos com algum tipo de deficiência. Eles recebem apoio de agentes com atendimentos individualizados e suporte de 35 salas com recursos multifuncionais. A educação inclusiva é determinante para o desenvolvimento de jovens e crianças.

“Damos suporte a todo esse processo de inclusão, de permanência, de acesso ao currículo e de vivências com os demais alunos para que se coloquem no lugar dos outros. A escola cria esse processo de empatia, faz a formação continuada e processual dos professores, por meio de orientações específicas, e respeita o desenvolvimento de cada sujeito”, informa Ronan Adinael Pinheiro, supervisor da educação especial do Município.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS