sábado, 20 de abril de 2024
Geral
23/08/2019 | 17:38

Reestruturação farmacêutica vai melhorar acesso aos medicamentos

Itajaí está reestruturando a política de assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde para melhorar o acesso aos medicamentos e reduzir perdas de estoque. Com a medida, as unidades básicas de saúde serão divididas em sete regionais que contarão com o monitoramento de um profissional farmacêutico responsável pela orientação da equipe e da população.

“Com a regionalização, a presença do farmacêutico nas unidades e a parceria com o almoxarifado queremos garantir o abastecimento regular de medicamentos, ampliando o acesso e primando pela qualidade dos serviços prestados à população, além de otimizar recursos e ter um melhor controle do estoque”, destaca a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

Cada uma das sete regionais contará com um farmacêutico e atenderá um conjunto de Unidades Básicas de Saúde: Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, São Judas, Nossa Senhora das Graças, Itaipava e Portal II.

Quatro regionais (Cidade Nova, Nossa Senhora das Graças, Itaipava e Portal II) já foram implantadas e os farmacêuticos realizam a avaliação da área. Nas Unidades de Saúde do Jardim Esperança e do Cidade Nova II, a proposta já está funcionando e os pacientes não precisam mais se deslocar até a Farmácia Municipal, no Centro, para retirar os medicamentos psicotrópicos (controlados).

A intenção da Secretaria de Saúde é implantar farmácias regionais nos bairros, semelhantes à Municipal, que farão a entrega de diversos tipos de medicamentos. Hoje a Farmácia Municipal é responsável por fornecer medicamentos controlados, alto custo e de processos judiciais. Já as unidades de saúde dispensam apenas remédios básicos.

“Já implantamos essa regionalização na última gestão do prefeito Volnei Morastoni e tivemos resultados bem positivos. O principal objetivo é que não falte medicação e o farmacêutico terá esse controle”, comenta a gerente de Assistência Farmacêutica de Itajaí, Simone do Nascimento Gonçalves.

Na prática

Os profissionais farmacêuticos vão organizar e monitorar a estrutura física das farmácias, o uso racional e o estoque de medicamentos das unidades, além de serem responsáveis por realizar o pedido de remédios e o controle de validade. Também capacitarão as equipes para controle dos medicamentos, dispensação, recolhimento de remédios vencidos e orientações ao paciente.

Regional Cordeiros: UBSs Votoratim, Cordeiros, Jardim Esperança, Murta e Costa Cavalcante;
Regional São Vicente: UBSs São Vicente, Rio Bonito e Bambuzal;
Regional Cidade Nova: UBSs Cidade Nova I, Cidade Nova II e Promorar II;
Regional São Judas: UBSs São Judas, São João e Imaruí.;
Regional Nossa Senhora das Graças: UBSs Nossa Senhora das Graças, Praia Brava, Fazenda e Dom Bosco;
Regional Itaipava: UBSs Itaipava, Limoeiro, Brilhante, Parque do Agricultor e Canhanduba;
Regional Portal II: UBSs Portal II, Santa Regina, Espinheiros, Salseiros.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS