quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/08/2019 | 14:16

Falta de chuvas reforça alerta para o uso responsável da água em Santa Catarina

A Defesa Civil alerta a população catarinense para situação de estiagem no Estado. Neste momento as situações mais críticas estão em rios das regiões Extremo Oeste, Oeste e Grande Florianópolis. Em situação de alerta, rios do Planalto Norte. Em situação de atenção, rios do Meio Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Diante deste cenário de estiagem prolongada, recomendamos a população catarinense o uso racional e consciente da água, evitando ao máximo o desperdício e monitorando a preservação dos recursos hídricos.

"Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras."

Acompanhe as atualizações dos boletins da Defesa Civil
_________________________

RECOMENDAÇÕES

Mantenha o uso racional e consciente da água:

Evite banhos demorados - Não use o vaso sanitário como lixeira - Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes - Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo - Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágüe - Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal de sua casa - Não lave o carro durante a estiagem. Caso faça, use balde e pano para lavar o carro em vez de mangueira - Use regador para molhar as plantas em vez de utilizar mangueira - Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total - No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa - Mantenha a válvula de descarga regulada, e conserte imediatamente vazamentos.
_________________________

Atividades com maior desperdício de água/dia:

Torneira gotejando: 40 litros diários
Torneira aberta durante 5 minutos: 80 litros diários
Banho de 15 minutos: 243 litros
Lavar a calçada com mangueira por 15 minutos: 279 litros

 

#DefesaCivilSomosTodosNós


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS